A Beeverycreative é uma das empresas portuguesas que faz parte do grupo de voluntários no desenvolvimento de um ventilador de especificações acessíveis a todos (open source): o Air4All.
De acordo com o que noticia a Exame Informática, o Air4All permite colmatar de forma mais rápida uma eventual insuficiência de ventiladores nos hospitais, devido à crise de saúde provocada pela Covid-19, como também é aquele que vai exigir a menor curva de aprendizagem aos médicos. Em entrevista à Exame Informática, o porta-voz do projeto, Pedro Monteiro, explica o elemento diferenciador. “Percebemos cedo que a questão do controlo do ventilador é um ponto crítico e focamos muito o desenvolvimento naquilo que é o controlo de ventilação. Aquilo que os médicos se queixam é que a curva de aprendizagem [dos ventiladores open source] é longa e nós queremos encurtar isso, com uma interface de utilizador mais simples”, acrescenta.
O projeto conta com 80 voluntários e com investigadores do Instituto Superior Técnico, da Fundação Champalimaud, da Fundação Gulbenkian, e com informáticos e engenheiros de várias empresas portuguesas, entre elas a Beeverycreative. Três colaboradores da empresa aveirense juntaram-se ao projeto, com um foco no modelo mecânico do Air4All. Aurora Baptista, diretora executiva da Beeverycreative, explicou ainda à Exame Informática que “a Beeverycreative já tinha a equipa de desenvolvimento a identificar o que podíamos pôr à disposição, oferecer mesmo, algumas peças de máquinas descontinuadas. Mas a equipa ao mesmo tempo, como makers que são, queria participar. Desde logo disse sim, usem tudo o que a empresa tiver, e juntaram-se ao que o Pedro estava a fazer”.
Saiba mais sobre este projeto no artigo da Exame Informática.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS