Foi ontem oficialmente apresentado o novo empreendimento Foz de Prata. A nova obra é responsabilidade da promotora AM48 que se propõe a desenvolver “um espaço de vida através desta proposta”.
Com o Foz de Prata o lado norte da cidade de Aveiro volta a ganhar vida, graças à construção de 9 novos edifícios com tipologias que vão do T1 ao T5. A estes juntam-se outros 3 já existentes, sendo que dois serão remodelados. Nesta obra inclui-se uma superfície comercial e um hotel.
Esta aposta “numa hotelaria de primeira linha” conta com 310 camas, dividas entre apartamentos turísticos e quartos, com diversas comodidades como piscina, ginásio e SPA.
Aberto à cidade, o Foz de Prata conta ainda com novos parques, jardins, praças, comércio, restauração e uma forte aposta na mobilidade suave e sustentabilidade. Este será um dos primeiros loteamentos do país com certificação LEED-ND, a mais prestigiada do mundo nesse âmbito. Isso traduz-se em acções como o aproveitamento de águas pluviais para rega, o uso de materiais de construção sustentáveis, o recurso a painéis solares, fotovoltaicos e guarda-sóis solares, espaços verdes com baixa necessidade hídrica e zonas fortemente pedonalizadas e cicláveis, remetendo o carro para a periferia do empreendimento.
Para o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Foz de Prata ergue-se num território que “ a história moderna foi abandonando” e “que identifica alguns dos principais falhanços urbanos de Aveiro”. Até 2030 é nesse local que será posto de pé o Foz de Prata, comercializado num modelo diferenciador já que os lotes serão vendidos já com os projetos de arquitetura e processos de licenciamento aprovados. Até ao fim de 2024 deverão ficar concluídas as infraestruturas bem como o prolongamento do Canal de São Roque, a construção de uma ponte que vai ligar o Foz de Prata ao outro lado do canal, vários cais de embarque e o alargamento da Rua Carlos Candal.
Nas palavras da promotora AM48, este novo empreendimento e respetivas valências criam o “estabelecimento de novas relações aproximando a cidade do canal”. Com uma área de construção de 80.000 metros quadrados (m2), o Foz de Prata representa um investimento de cerca de 150 milhões de euros.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS