Começou no passado sábado, 4 de maio, a celebração do Dia da Marinha.
Este ramo das Forças Armadas portuguesas “´atraca’ na Cidade de Aveiro para as comemorações anuais do seu dia, assinaladas pela chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de maio de 1498”, lê-se no site do município aveirense.
Nos 526 anos da chegada do navegador, a Marinha traz à cidade dos canais diversas atividades gratuitas. “Exposições de meios, concertos, atividades inovadoras, desporto e batismos de mar são algumas das opções”. As iniciativas decorrem em vários locais, como o Fórum, Cais do Sal, Jardim da Fonte Nova, Antiga Capitânia ou a Praça Marquês de Pombal.
Entre as várias ações, destaque para a abertura do Navio-Escola Sagres à comunidade. As visitas são possíveis de 14 a 19 de maio, no Cais do Sal, junto à antiga Lota de Aveiro.
A 17 de maio a Praça Marquês de Pombal enche-se de música. A partir das 21h30 há concerto da Banda da Armada com Fernando Daniel. No último dia, 19 de maio, a partir das 10 horas as atenções concentram-se na Sé de Aveiro e no Cais da Fonte Nova. À cerimónia religiosa acresce a militar.
Depois dá-se o desfile das Forças em Parada e uma demonstração naval.
Além de Aveiro, a Marinha tem atividades a decorrer noutras zonas do país, incluíndo nas ilhas da Madeira e Açores.
Consulte o programa completo do Dia da Marinha 2024 aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS