Ficção e documentários são os estilos que voltam a trazer a Ílhavo o cinema inspirado no mar. Em 2023, o Mar Film Festival continua a apostar em curtas e longas-metragens com especial foco na produção nacional.
Como habitual, o evento decorre no Museu Marítimo de Ílhavo, mas nesta edição estende-se à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, no âmbito das comemorações do 130º aniversário do Farol da Barra.
As “Curtas de Mar” são o primeiro momento do festival. A exibição desta seleção de curtas-metragens de animação voltadas para o público escolar acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. Ainda a 27 começam as sessões para o público em geral, com a curta-metragem “Água nas Gueiras” e o documentário “Saudade do Futuro”.
A 28 de outubro, há cinema para ver durante todo o dia. Com obras voltadas para uma vertente ambientalista, os momentos do evento dividem-se entre o auditório do museu e as salas de exposições.
O documentário “Sonic Sea” é a primeira exibição, à qual se segue uma conversa sobre “o impacto do som no oceano”. Já da parte da tarde o momento é de homenagem a Mário Ruivo, com a mostra das curtas-metragens da edição de 2023 do prémio homónimo e uma visita guiada à exposição “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”.
A partir das 21h30, há para ver duas curtas-metragens. “As Gaivotas Cortam o Céu” em estilo ficcional e “Carapau de Espinho”, em documental. De acordo com o município, “O ponto alto da noite é a estreia de “O Som dos Heróis do Mar” um documentário de Pedro Magano, que mostra o ‘making-of’ do projeto de criação de uma nova banda sonora e dobragem interpretativa do filme português ‘Heróis do Mar’”.
No último dia de Mar Film Festival, domingo, 29 de outubro, o evento vai até à Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré. Em exibição estará o filme “Os Faroleiros”, um regresso aos ecrãs para comemorar o 130º aniversário do Farol da Barra.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS