Para atenuar as dificuldades sentidas pelas medidas de prevenção contra o COVID-19, foram criadas duas iniciativas de solidariedade social em Aveiro.
Campanha Porta a Porta
Esta é uma ação de solidariedade social promovida pelo GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro, cuja finalidade é fazer compras a quem não puder sair de casa por motivos de quarentena e/ou risco. Esta iniciativa destina-se a idosos, doentes e pessoas que, por motivos de doença crónica, pertençam aos quadros de risco.
Os pedidos de apoio podem ser feitos através do número de telefone 936 313 945 ou do seguinte Formulário
O GrETUA irá lançar, ainda, um podcast diário, com o objetivo de levar a cultura aos cidadãos que estão de quarentena, através da sua página oficial de Facebook.
Vizinhos de Aveiro, Grupo Cívico de Apoio Covid19′
José Carlos Mota é pofessor universitário e administrador do grupo ‘Vizinhos de Aveiro, Grupo Cívico de Apoio Covid19’ criado recentemente para apoiar todos os cidadãos da região de Aveiro. Em apena dois dias, o grupo já tem mais de 7.000 membros
“Há uma preocupação inicial com as consequências do alarme social em torno da Covid-19 e do apelo à necessária “distância social” para prevenir o risco de contágio. Tememos que possa gerar isolamento e, sobretudo para grupos sociais mais vulneráveis, dificuldades graves na sua vida, pela falta de acesso a bens e serviços. Nesse sentido, tirando partido do enorme capital social e colaborativo que dispomos em Aveiro, e que temos mobilizado em vários projetos, o último dos quais o Lab Civico, foi criado um grupo de acompanhamento cívico à Covid-19 para alertar para possíveis problemas ou ameaças e, se necessário, ajudar a gerar respostas públicas ou cívicas (de natureza logística, de saúde pública ou de apoio à comunidade)”, esclarece José Carlos Mota.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS