A mensagem do projeto assume “a cultura e a superação como elementos chave”, tendo como protagonista a ilustração e o texto. São 12 peças para conhecer até ao final do ano, divididas ao longo de três trimestres, tendo sido escolhida a frase “Cultura é só outro nome que damos à vida” como mote.
O projeto 2027, com esta ação, “propõe uma mensagem de esperança para toda a comunidade, reforçando a ideia de que a cultura é transversal a todos os aspetos da vida e um fator de união”. A campanha será apresentada em vários suportes, físicos e digitais, por uma lógica de evolução crescente e tendo uma dimensão local, regional e nacional. A estratégia digital procura envolver os apoiantes do projeto em diversos territórios, convidando à participação de todos na transmissão dos valores do projeto.
A iniciativa marca uma nova fase da candidatura de Aveiro à Capital Europeia da Cultura, projeto apresentando em junho de 2019, tendo por assinatura a expressão “E isto muda tudo” e quatro núcleos de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul. A apresentação decorreu no Regimento de Infantaria 10, em São Jacinto, um lugar histórico e simbólico na preservação dos princípios europeus.
Em novembro do ano anterior foram anunciados os órgãos de gestão, numa cerimónia transmitida por via online no Teatro Aveirense, momento onde foi formalizada a participação dos copromotores do projeto: a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Associação de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro. Carlos Moedas, presidente da Comissão de Honra foi também apresentado na mesma data.
A escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027 será realizada por um júri composto por dez peritos independentes, nomeados por instituições europeias, no qual Portugal escolherá dois elementos. O anúncio da candidatura vencedora será em 2023, título que será partilhado com uma cidade da Letónia.
Fonte das fotos: Câmara Municipal de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS