Rodrigo Leão, um dos artistas portugueses mais respeitados além-fronteiras, sobe ao palco do Cineteatro Alba no próximo sábado, 18 de fevereiro, pelas 21h30. O concerto integra as comemorações dos 182 anos da Fundação do Concelho e dos 900 anos de Albergaria-a- Velha. Os bilhetes estão à venda a partir de dez euros.
O músico e compositor Rodrigo Leão conhece o sucesso dentro e fora de portas. Começou a sua carreira na década de 1980 no grupo Sétima Legião, tendo depois integrado os Madredeus, que conquistaram audiências por todo o planeta. Em 1992 enveredou por uma carreira a solo e editou “Ave Mundi Luminar”. O sucesso do disco levou o nome do músico a importantes mercados internacionais, tendo os trabalhos discográficos seguintes consolidado o reconhecimento além-fronteiras. O realizador espanhol, Pedro Almodóvar, descreveu o artista português como “um dos mais inspirados compositores do mundo”. Ao longo do seu percurso musical, que inclui 17 discos editados, já colaborou com diferentes artistas, como Beth Gibbons, dos Portishead, Adriana Calcanhoto, Ryuichi Sakamoto e Neil Hannon, dos The Divine Comedy.
Entre as diversas distinções que tem recebido ao longo dos anos incluem-se dois Globos de Ouro (2004 e 2008), o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor álbum – “A Vida Secreta das Máquinas” (2015) e o Prémio da American Society of Composers, Authors and Publishers, pela banda sonora de “O Mordomo” (2014). Rodrigo Leão foi ainda distinguido com a Medalha de Mérito da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em 2014.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS