
PUB




PUB



Inovação
Como se cria em Aveiro tecnologia para todo o mundo

PUB




PUB




A grande mudança veio com a revolução: em 1974 abriu a Universidade de Aveiro, com o primeiro curso de engenharia de telecomunicações. Foi o berço da PT Inovação.
Nos vários edifícios e laboratórios testam-se produtos e cria-se inovação. No laboratório de certificação e conformidade testam-se os equipamentos ali criados para que cumpram os requisitos exigidos pelas normas internacionais. Há uma câmara para medir as radiações que os equipamentos emitem e uma sala insonorizada para testar o ruído.
Por dia são ali testados quatro produtos, que passam por três testes diferentes, explica Alcino Lavrador. Os testes variam consoante os equipamentos, sejam para empresas ou para casa dos cientes, das ‘box’ de televisão ao ‘router’. No segundo laboratório estão vários engenheiros debruçados sobre placas de circuitos. É aqui que se realizam os testes de industrialização, ou seja, onde são testados todos os produtos antes de serem enviados para as fábricas para serem produzidos. Se não passar os testes o produto é chumbado. Para a produção de protótipos a PT Inovação conta com um parceiro em Portugal, refere o administrador. Por fim, são realizados testes climatéricos num terceiro laboratório.
Os testes de temperatura são feitos numa câmara específica, que permite recriar ambientes de calor extremo ou frio glaciar. E é possível simular, numa sala à parte, a perturbação criada por um tremor de terra ou pela passagem de um comboio e até testar que temperatura aguenta determinado aparelho, enfiando-o num forno que aquece até 70 graus.
Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.
Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.
Nas bancas dia 8 de dezembro.
Pode também ler os artigos online, aqui.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS