
Chegou o novo evento em Ílhavo que tem como objetivo dar a conhecer os “ex-libris” da gastronomia Aveirense.
O mesmo é apoiado pela Câmara Municipal de Ílhavo e pela APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro, e decorre de 6 a 30 de Abril, nos restaurantes, bares e snack-bares aderentes, do município.
Com o objetivo de promover os produtos da ria – como o berbigão (ou, popularmente conhecido como “crico”), o mexilhão, a navalha (ou lingueirão), a amêijoa, o choco, a ostra – e a restauração local, foi lançado, em jeito de desafio, o evento “Vamos aos Cricos! – Festival Gastronómico de Produtos da Ria”.
No Município de Ílhavo há cerca de 50 famílias cujo meio de subsistência é a captura de bivalves. O “crico” (berbigão) é a maior produção local. Em 2022 o “crico” comercializado na Lota do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, foi de quase 84% do total do berbigão comercializado nas lotas nacionais, tendo superado os 870 toneladas. Também o mexilhão da Ria de Aveiro representou mais de 56% do total nacional e mais de 4 toneladas, segundo a APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro.
A iniciativa, segundo a CMI, “tem como objetivos a promoção da gastronomia local, o incentivo dos circuitos curtos e legais da economia local, e o consumo destes produtos no Município, em especial nos restaurantes, bares e snack bares, que ficam responsáveis pela criação de um menu especial com estes produtos como ingrediente principal.”
Os restaurantes aderentes são, entre outros, o Adhoc’as Bar, Marisqueira Costa Nova, Canastra do Fidalgo, Estrela do Mar, O Gafanhoto, Marisqueira da Barra, Sétimo Beach Club e Taberna Nobre e os preços variam entre 20 e 35 euros por pessoa, por menu.
Pode consultar todas as informações em visitilhavo.pt.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS