O Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de maio e os Museus de Aveiro e o Museu Marítimo de Ílhavo estão abertos e com entrada livre. Música, teatro e exposições fazem parte da programação deste dia.
AVEIRO
Os Museus de Aveiro vão estar abertos e com entrada livre das 10h00 às 13h30 e a partir das 13h30, de modo não usual, até às 24h00. No Museu de Aveiro/Santa Joana pelas 15h30 terá lugar “O Futuro das Tradições de Aveiro” com leituras encenadas e recitadas no Coro Alto e no Coro Baixo. Pretende-se recordar as “Procissões” e as “Tradições de Aveiro” no contexto dos afetos e sentimentos de devoção do povo aveirense. Os aveirenses são convidados a lerem alguns trechos e passagens registadas nas obras de Eduardo Cerqueira e de Amadeu de Sousa – guardiões das tradições de Aveiro, guiados por Salomé Ângelo, Escola de Teatro – Sociedade Musical Santa Cecília.
A Igreja das Carmelitas estará também aberta das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Pelas 16h30 decorre o Concerto de Primavera (Guitarra Clássica) pelo Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. O concerto tem vindo a realizar-se todos os anos e nele participam as Classes de Conjunto de Guitarra e os melhores alunos do Conservatório, a solo, envolvendo toda a comunidade guitarrista da escola, alunos e professores. Às 17h30, na Igreja de Jesus, é promovido o Concerto pela Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília e alunos de canto lírico da professora Olga Dadonova.
À noite, o Museu de Aveiro/Santa Joana apresenta a “Noite dos Museus – Quadros Musicais” das 21h00 às 00h00. Trata-se de uma parceria com o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e serão apresentados diversos momentos musicais em diferentes espaços do museu e sequencialmente (a cada meia hora). Os visitantes terão ainda a oportunidade de desfrutar de uma visita guiada pelo percurso monumental, exposição permanente e exposições temporárias do museu, enriquecido pela interpretação de obras musicais.
O Museu da Cidade recebe a performance da aveirense e compositora Diana Combo “Sons no Museu da Cidade” às 20h00. No Museu Arte Nova haverá música ao vivo na Casa de Chá com Sara e Rafa, uma animação em articulação com a Casa de Chá.
ÍLHAVO
Teatro, música, uma exposição de pintura, uma visita orientada, apresentação de livros, entre outras ações, fazem parte das propostas do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), de 17 a 19 de maio.
A celebração começa esta sexta-feira, dia 17 de maio, às 21h30, com a performance de Maria Gil, “Mulheres em terra, homens no mar”, baseada na recolha de testemunhos de mulheres ilhavenses que ficavam “a governar” a casa, enquanto os homens andavam no mar, durante seis meses, à pesca do bacalhau. Trata-se de um espetáculo intimista e documental que dá voz às mulheres, contribuindo para a valorização do património imaterial desta comunidade. A peça será reposta no dia seguinte, às 18h30. A entrada é gratuita, mas limitada a 35 pessoa.
A sessão comemorativa do Dia Internacional dos Museus, agendada para as 16h30 do dia 18 de maio, será marcada pela inauguração de uma nova exposição temporária de pintura, “O Sonho do Mar”, de Maria Gabriel, artista cujo trabalho deixou marcas indeléveis no modo como a pintura portuguesa representou os grandes temas da cultura do mar nas últimas décadas do século XX. “O Sonho do mar” é uma exposição antológica da obra artística de Maria Gabriel que mais se relaciona com o mar.
No mesmo dia, às 21h30, o auditório do Museu receberá o concerto “Maré de Solistas”, uma criação 100 por cento ilhavense. André Imaginário, António Justiça, Maria João Balseiro, Óscar Graça e Zé Miguel Fernandes, provenientes de meios tão díspares como o jazz, o rock ou a música clássica, atuam tanto individualmente, como em ensemble. O espetáculo tem como pano de fundo a projeção de imagens de filme/documentário sobre os homens e a vida no mar.
A entrada no MMI é gratuita na sexta-feira, 17 de maio, das 20h00 às 24h00, no sábado, 18, das 10h00 às 24h00 e no domingo, 19 de maio, das 14h00 às 18h00.
No dia 18, Dia Internacional dos Museus, a entrada no Navio-Museu Santo André é igualmente gratuita entre as 10h00 e as 24h00.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS