No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade a Caminhada Solidária Noturna espera 5.000 participantes este ano e o valor arrecadado reverterá a favor dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Quando a solidariedade se junta à atividade física e à promoção da mobilidade suave, em clima de intensa diversão, o resultado só pode ser brilhante! Com muita cor e neons! Aqui está uma possível definição da Caminhada Solidária Noturna (CSN), que o Município de Oliveira do Bairro vai promover pela quinta vez, no próximo dia 21 de setembro. Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal, descreve o evento como “uma experiência fantástica, sem igual na região”, que juntou em 2018 mais de 4.000 participantes, oriundos de 30 concelhos, de norte a sul do país. Em detalhe, a CSN é uma caminhada noturna que percorre as principais artérias da cidade de Oliveira do Bairro, num percurso de cerca de 5Km, com a iluminação pública praticamente toda desligada. A luz e a cor vêm dos neons e balões luminosos que são entregues num kit, com mochila, a todos os participantes inscritos. Para animar o “cortejo”, seguem dois autocarros “trio elétrico”, com DJs a marcar o ritmo dos caminhantes, com música animada, interrompida apenas pelo animador de serviço. Ao longo do percurso, as surpresas vão-se sucedendo. Com novidades todos os anos, as anteriores edições da CSN já contaram com fogo de artifício, banhos de espuma, bolas de sabão, confettis, dançarinos e o acompanhamento de bicicletas e figuras gigantes iluminadas. E em 2019, como vai ser? Jorge Pato prefere não desvendar muito, mas assegura que esta edição “vai contar com mais algumas novidades, que estamos a preparar, para continuar a surpreender os participantes”. Já definido está o espetáculo que vai receber os caminhantes na Praça do Município.
“À semelhança do ano passado, vamos ter um concerto para receber os participantes e prolongar a experiência fantástica da caminhada, desta vez com a dupla de DJs Insert Coin”, revelou o autarca. Recordando as edições anteriores, o Vice-Presidente da autarquia de Oliveira do Bairro destacou o ambiente vivido, com “famílias inteiras, netos, filhos e avós, com bebés nos seus carrinhos, grupos de amigos e de colegas de empresa, todos equipados com balões com leds e óculos e pulseiras de neon, alguns com pijamas ou com disfarces tipo carnaval, a caminhar e a dançar em autêntico ambiente de festa e confraternização por uma causa solidária”. A CSN é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, cujo valor angariado nas inscrições e outros donativos será utilizado para ajudar na compra de uma viatura de transporte de doentes. De acordo com Jorge Pato, o valor apurado em 2018 foi “superior a 17 mil euros em inscrições e quase 15 mil euros em donativos de empresas, o que originou, deduzido o custo de aquisição dos kits de participação, uma receita de quase 20 mil euros, que foi aplicada na compra de equipamentos de proteção individual”. A propósito desta vertente solidária, Jorge Pato fez questão de enfatizar que “o valor da inscrição, que é de, no mínimo, 3€, é entregue no dia da caminhada diretamente aos bombeiros, em troca do kit de participação”. Paralelamente à vertente solidária, a CSN pretende também promover as componentes ambiental, social e desportiva, integrando o programa de atividades da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro, que celebra a Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 14 e 22 de setembro. As inscrições para a Caminhada Solidária de Oliveira do Bairro são feitas através de formulário on-line, disponível através das páginas de facebook do Município de
Oliveira do Bairro e da iniciativa Mix&Move Oliveira do Bairro.
Fonte da Foto: Município de Oliveira do Bairro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS