O edifício recebeu uma menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2017 (PNAM).
O PNAM foi criado por iniciativa conjunta de várias entidades, no contexto das comemorações do Ano Internacional das Florestas que decorreram no ano 2011. O Júri, composto por personalidades designadas pela Ordem dos Arquitetos, pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte e Secção Regional do Sul, pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pela Balbino&Faustino, atribuído a Menção Honrosa – Qualidade Estrutural da Obra.
Inaugurado em janeiro de 2016, o Cais Criativo localiza-se na frente marítima da Costa Nova, sobre as dunas, e está ligado a esta praia por passadiços de madeira, sendo também todo ele construído em madeira (o exterior – “tosco” e lembrando um navio invertido, contrastando com o interior – “suave”, branco e leve).
É uma peça arquitetónica de exceção, projetada pelos conceituados arquitetos Nuno e José Mateus, do gabinete ARX Portugal, com vista para o mar e para a Igreja da Costa Nova, com acesso livre ao topo do edifício pelos transeuntes.
O Cais Criativo é utilizado para a realização de espetáculos, seminários, eventos corporativos e sociais, palestras, conferências, ações de formação, catering e reuniões. A sala de espetáculos tem capacidade para 200 pessoas sentadas ou 350 pessoas em pé, o foyer inclui bengaleiro, cafetaria com terraço exterior e duas salas multiusos.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS