O projeto BIKE UP é um projeto promovido pela ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, que pretende reforçar o empreendedorismo qualificado e, criativo no setor das bicicletas e mobilidade.
Este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, potencia a resposta a novos desafios da sociedade, promovendo ideias inovadoras e empresas que reforçam a competitividade, a transformação digital, a mobilidade sustentável e o ajuste às exigências dos mercados. O uso intensivo das bicicletas, a par de toda uma panóplia de tecnologias (TIC), soluções criativas e serviços que com ela se podem integrar, pode dar um contributo elevado para um aumento da qualidade de vida.
Pretende-se assim que a promoção do empreendedorismo seja sustentada por um maior alinhamento entre as necessidades do mercado empresarial e a oportunidade de surgirem novas empresas de base tecnológica e/ou criativa que apoiem a suficiência do mesmo e, que estejam alinhadas com as respostas imediatas que vão surgindo, de forma a lidar com o contexto e problemas que o mundo se depara.
De facto, as questões da mobilidade, a par das crescentes preocupações ambientais e de preocupações ambientais e de adaptação às alterações climáticas têm marcado a agenda de todas as políticas de desenvolvimento, com o intuito de gerar consciencialização coletiva para os combustíveis fósseis.
As atividades decorrem em três regiões de abrangência: Norte, Centro e Alentejo, sendo que Portugal vem-se afirmando como o maior produtor europeu de bicicletas. O setor da mobilidade suave, tem vindo a ganhar preponderância na economia nacional e o projeto visa assim estimular o aproveitamento das oportunidades decorrentes da tendência de crescimento global do setor, com particular destaque para: as bicicletas elétricas; o aumento da preocupação e consciência de sustentabilidade e bem-estar e necessidade de “transportes verdes”; a orientação das políticas públicas no reforço da mobilidade suave; o surgimento de novos modelos de mobilidade; o forte potencial de cooperação e coopetição; e as vantagens da economia circular no desempenho do setor e no alinhamento com os desafios ambientais.
No passado dia 6 de maio decorreu o Webinar de arranque e apresentação do projeto sob o tema “Mobilidade Sustentável: Negócios de futuro”, que contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro e Pedro Araújo, Vice-Presidente da ABIMOTA e CEO do Grupo Polisport, que abordou “Os desafios e as oportunidades do setor das 2 rodas”.
Fonte da Foto: Compete 2020
Facebook
Instagram
YouTube
RSS