André Jordão, antigo aluno da Universidade de Aveiro, fundador e CEO da Barkyn iniciou a sua empresa numa pequena garagem em Aveiro, junta-se agora icónica marca de moda Valentino para apresentação de malas em Barcelona.
Licenciado em Tecnologias da Informação e Comunicação, licenciatura do Departamento de Comunicação e Arte, André Jordão fundou a Barkyn – um serviço de subscrição para animais de estimação que inclui alimentação personalizada e veterinário à distância.
Há apenas quatro anos no mercado, esta startup conta com já com uma equipa de colaboradores extensa, que opera em Portugal, Espanha e Itália, e tem mais de 50 mil clientes, tendo-se tornado já um case study em e-commerce.
O sonho começou numa pequena garagem em Aveiro, desenvolvendo-se para um negócio de sucesso, adorado por muitos, especialmente pelos nossos amigos peludos de quatro patas. Antes de fundar a Barkyn, o empreendedor trabalhou no mundo corporate e escalou outra startup na Alemanha (Wunder), tendo voltado para Aveiro em 2015 quando soube que ia ser pai.
A Barkyn nasce oficialmente em novembro do ano de 2016, tinha o André 31 anos e a sua filha um ano, mas começou a ser desenhada “uns tempos antes”. Teve a ideia para criar este tipo de serviço porque “tudo o que existe para animais de estimação está muito fragmentado”, afirmou o CEO na altura. Com a entrada do seu sócio Ricardo Macedo, o atual chefe de operações da startup, que o projeto arrancou para “objetivos mais ambiciosos”, conta André.
Com cada vez mais subscrições e graças ao impacto positivo nas redes sociais, que a empresa foi ganhando reconhecimento no mercado e solidez suficiente para a Shilling Capital (um fundo de investidores portugueses) investir 100 mil euros na mesma.
Mudando as suas operações para a cidade do Porto, a Barkyn diferenciou-se da restante concorrência e criou um império no setor para os animais de estimação. André afirma que esta diferença em relação à concorrência é querer ser um serviço que seja “parte da família como um animal de estimação também é”. Para tal, todas as encomendas vão assinadas à mão com o nome do cão e a empresa tem uma ficha do animal com todos os cuidados que deve ter na preparação. Outra das modalidades é os clientes poderem ter uma subscrição que garante as entregas de comida e outros produtos sempre no dia certo.
Em 2019 a empresa regressa a cidade onde começou tudo, abrindo um escritório em Aveiro, reiterando que “queremos investir em tecnologia como elemento principal do nosso negócio e alargar a nossa equipa nesse sentido. Desenvolver novos e mais inovadores produtos num ecossistema junto a uma universidade forte em tecnologia e investigação foi a maior razão que nos trouxe a Aveiro”.
Com tanto sucesso é só natural que grandes marcas reconheçam o valor da Barkyn e se queiram associar a mesma. A marca italiana de moda Valentino desafiou a portuguesa a apresentar, em Barcelona, a linha de malas Rockstud Pet. Uma nova coleção de malas de luxo inspiradas em cães, que podem ser personalizadas com os seus retratos e iniciais.
“Conhecendo a missão da Barkyn em tornar a vida dos cães e donos melhor, a Valentino convidou-nos para colaborar e fazer parte desta exclusiva apresentação. Trabalhámos durante semanas para criar um evento memorável para cães e donos, que celebrasse o amor ímpar que os une, agora possível de imortalizar na mais recente linha de tote bags da Valentino”, explica Sofia Oliveira, Head of Brand da Barkyn.
Fonte das Fotos: Barkyn, Universidade de Aveiro e Marketeer
Facebook
Instagram
YouTube
RSS