A 2ª edição do evento decorreu no Teatro Aveirense, no passado dia 1 de junho e contou com a eleição de cinco personalidades como “Embaixadores da Bairrada”.
A Associação Rota da Bairrada juntamente com a Comissão Vitivinícola da Bairrada, organizaram, pelo segundo ano consecutivo, uma cerimónia de elogio à Bairrada, que pretendeu prestar um tributo à região e aquilo que a torna única e reconhecida no mundo.
Intitulada “Bairrada: No Sentido dos Sentidos”, a celebração decorreu no passado dia 1 de junho, no Teatro Aveirense e foi composto por vários momentos. Foram nomeados cinco “Embaixadores da Bairrada”, de áreas tão distintas como o futebol, a ciência ou as artes. Pedro Anjos foi protagonista, argumentista e produtor de “Famel Top Secret”. Tiago Bonito é chef executivo do restaurante Largo do Paço, em Amarante. João Tomás foi futebolista e hoje é diretor desportivo do Futebol Clube de Famalicão. Cláudia Faria é médica-investigadora do Centro Académico de Medicina de Lisboa, neurocirurgiã no Hospital de Santa Maria e investigadora no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes. António Almeida Ribeiro é embaixador de Portugal na Áustria e representante permanente junto das Organizações Internacionais sediadas em Viena.
A noite ficou ainda marcada pela categoria ‘Instituição de Reconhecimento Mérito’, atribuída à Universidade de Aveiro, pelo trabalho criado no ensino e na investigação em turismo e enologia e pelo desenvolvimento do Programa de Revitalização da Rota do Vinho da Bairrada.
Durante a cerimónia foram ainda entregues os prémios da XXXVIII edição do concurso “Os Melhores Vinhos Bairrada – Colheita de 2017”, uma ação promovida pela Confraria dos Enófilos da Bairrada. No Rosé, o vencedor foi a Quinta da Mata Fidalga, o segundo e terceiro lugar foram para as Caves São João e a Cave Central da Bairrada, respetivamente. No Branco, o prémio foi para a Casa de Saima, ficando o São Domingos e a Adega de Cantanhede em segundo e terceiro lugar. Nos tintos, o grande vencedor foi a Adega de Cantanhede, o Casa do Canto arrecadou o segundo lugar e a Quinta da Agueira o terceiro.
A animar a noite esteve o quarteto de violino, violoncelo, piano e voz “Presto duo”.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS