‘Museu da Terra’ é nome do próximo museu de Aveiro. O equipamento museológico vai erguer-se em Requeixo. O local ainda não está definido.
Ao que a Litoral Magazine apurou, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) vai avançar com o futuro ‘Museu da Terra’. Inicialmente estava previsto para a antiga casa do pároco. Todavia, Ribau Esteves, presidente da CMA, afirma que não estava feliz com a decisão tomada no estudo prévio já elaborado. Neste sentido, adiantou que o museu vai ter uma nova localização, mantendo-se na freguesia de Requeixo. O autarca ainda não revelou a nova localização, mas realça que a anterior permitirá uma melhoria “muito forte” em relação ao projeto inicial.
O ‘Museu da Terra’, que irá integrar a rede de núcleos museológicos do Museu da Cidade de Aveiro, irá substituir o Museu Etnográfico de Requeixo, que se encontrou instalado até 2015 na casa de um lavrador local, na Rua de Vila Nova. O espaço estava arrendado, mas o proprietário exigiu a saída do museu.
O espólio do antigo Museu Etnográfico de Requeixo assentava nas atividades agrícolas tradicionais, ilustrando “ambientes comuns do quotidiano da comunidade rural local dos séculos XIX-XX”. Este novo museu, segundo a autarquia, irá “manter este cunho”, sendo acrescentada uma outra dimensão relacionada com “materiais típicos como o barro ou o adobe”.
De notar que o local vai ser visitado novamente para acertar o que está pendente, sendo que decisão definitiva será tomada brevemente.
A coleção do desativado Museu Etnográfico de Requeixo, atualmente depositada na escola do Carregal, será reposta no novo museu, cuja gestão contará com a contribuição da Associação dos Amigos do Museu de Requeixo.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS