Faz precisamente um ano que a Unesco declarou o dia 4 de março como o 1º Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. Esta data marca também marca a ideia da concretização de um Museu de Engenharia de Aveiro pela delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros.
O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, fixado para 4 de março por resolução da UNESCO, é celebrado anualmente desde 2020 em todo o mundo, constituindo-se como um hino global aos engenheiros e à engenharia. O objetivo desta celebração é destacar o trabalho dos engenheiros e da engenharia no mundo moderno e melhorar a perceção pública de como a engenharia e a tecnologia são centrais para a vida e para o desenvolvimento sustentável.
A Ordem dos Engenheiros, parceira deste Dia Mundial, associar-se-á novamente a esta efeméride, através do desenvolvimento de diversas iniciativas, de âmbito nacional e regional, com vista à sensibilização da sociedade e organizações para a imprescindibilidade da Engenharia na salvaguarda da vida humana e do Planeta.
A delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, na data de implementação do 1º Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, constituiu a ideia de criar um Museu da Engenharia em Aveiro. O espaço, que surgiria em nome da sustentabilidade e da missão da preservação na memória futura, serviria como um local de recolha de material de engenharia.
“Assim, dirigimo-nos a todos os que queiram colaborar no âmbito do espírito de sustentabilidade, apresentar a nossa disponibilidade em receber (definitiva ou temporariamente) espólio de engenharia que por razões de falta de espaço das empresas, funções obsoletas ou mesmo avaria este material não tenha como destino a reciclagem, mas possa servir de matéria prima secundária numa nova vida, no nosso museu” adianta a Ordem dos Engenheiros de Aveiro.
Veja o vídeo dedicado ao Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável:
Fonte da foto: AREADOBRAS
Facebook
Instagram
YouTube
RSS