O Festival dos Canais regressa hoje a Aveiro para mais um fim de semana de concertos, instalações, artes de rua e espaços para as famílias, com propostas de várias nacionalidades.
No que respeita ao programa musical, pelo palco da Praça Marquês de Pombal, onde as atuações começam às 18:30 horas, vão passar: Trolls Toy com a Orquestra Filarmonia das Beiras (hoje), Matay com Agir (sábado, dia 24) e D.A.M.A (domingo, dia 25).
Para o palco na escadaria do Atlas Aveiro estão guardadas as atuações de Lobo Mau (hoje), Curt Davis (dia 24) e Cabrita (dia 25), sempre às 17 horas.
Um destaque da segunda edição do Festival dos Canais é o espetáculo “Uno” (hoje), da companhia Delreéves, uma atuação de dança vertical com três intérpretes a usar a fachada do edifício do Cine-teatro Avenida como palco. Também na área da dança, se destaca outra proposta: “Rise”, da Wonderground Company, no Largo de São Gonçalinho, um convite para uma experiência que apela ao sentimento de comunidade e que faz do espaço um ritual de transformação.
Surge também o projeto “Aculturação”, criado pelo bailarino Claudinei Garcia, que será apresentado nos dias 24 e 25, às 17 e 19 horas.
O projeto “Ilhas Suspensas” regressa este fim de semana com mais duas propostas nos canais exteriores da ria, com os espetadores a serem levados de barco para desfrutar de uma oficina de escuta de sons subaquáticos, em “#switchoffandlisten” (de Francisca Rocha Gonçalves), e uma performance que faz da paisagem um elemento promordial, em “A Stop Along the Way” (de Darya Efrat).
O humor também vai marcar lugar com “De Risa en Risa”, no Parque Municipal Infante D. Pedro, com o mexicano Aziz Gual a conduzir o público pelo misterioso mundo do riso, interligando números de clown e momentos de destreza e habilidade, entre monociclo, equilibrismo, malabarismo e instrumentos musicais.
Nas artes visuais, o público continua a poder desfrutar da instalação “Desenho de Sombras”, de Patrícia Geraldes, no Mercado José Estevão. No exterior do edifício da Antiga Capitania está uma obra da artista polaca Ola Korbanska, intitulada “As Lavadeiras”.
O evento continuará a poder ser acompanhado através da Festival dos Canais TV, uma emissão nas redes sociais com entrevistas, reportagens e os principais destaques do festival, para acompanhar ao longo de todo o evento com vários apontamentos.
Fonte da Foto: Festival dos Canais
Facebook
Instagram
YouTube
RSS