
A segunda edição do festival Prisma / Art Light Tech vai decorrer entre os dias 16 e 17 de outubro. O acesso é gratuito.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o Prisma / Art Light Tech assume a luz como matéria-prima para combinar a arte contemporânea e as atividades lúdicas no espaço público.
De acordo com a nota de imprensa redigida pela autarquia, as instalações vão estar espalhadas por toda a cidade e podem ser visitadas nos dias 16 e 17 de outubro, entre as 20 horas e a meia-noite.
INSTALAÇÕES
IRIS
Jardim do Rossio, por 3DSENSE (CZ)
Uma instalação de grandes dimensões com a projeção de uma íris aumentada mil vezes, atingindo cerca de 25 metros de diâmetro e revelando a singularidade da íris humana. As referências para a pintura digital final foram feitas usando uma combinação de fotografia microscópica médica e SLR digital.
LASERMAPPING
Edifício dos Paços do Concelho, por LASERMANCZ (CZ)
Tendo como tema os jogos clássicos, este videomapping relembra os primórdios dos jogos de vídeo, alguns com mais de 40 anos. Pac-Man ou Space Invaders são alguns dos clássicos que pode reconhecer.
AVEIRO SKETCH BATTLE
Praça Marquês de Pombal, com Rui Miguel Abreu (PT), Hugo van der Ding (PT) e Ask – Aveiro Sketchers (PT)
Uma competição de desenho ao estilo das street battles do hip hop. Dois a dois, os ilustradores têm dez minutos para responder a um tema aleatório. O melhor desenho ganha e o seu autor passa à fase seguinte. Duas noites de diversão e arte em ambiente de festa com música a cargo de Rui Miguel Abreu e apresentação de Hugo van der Ding.
OCTOPUS GARDEN
Parque de Santa Joana, por Raumzeitpiraten (DE)
Feito com materiais reciclados, o Octopus Garden cria um tempo meditativo através de luzes analógicas, sombras e movimentos entre o autónomo e o parcialmente acionado pelo público.
ANGER AND HOPE
Fórum Aveiro, por Guillaume Marmin (FR)
Este dispositivo dá forma física às frequências sonoras reproduzidas em três dimensões por meio de um feixe luminoso. Imagens e sons fundem-se num único meio, com contornos variáveis, parecendo vivos e tangíveis. A projeção é exibida através de uma grande caixa de vidro cheia de fumo para criar uma sensação 3D.
BEAM REACH
Fórum Aveiro, por Beranova (CZ)
O espaço é ocupado por 7 “navios” estilizados e movimentados pela força do vento, criando uma coreografia de cor e raios de luz, acompanhada por uma composição musical original.
GROW
Mercado Manuel Firmino, por Lubos Zbranek (CZ)
Uma instalação interativa que destaca a importância da simbiose da humanidade com a natureza. Com 20 peças de jogo de design natural, os participantes podem cocriar uma sinfonia de luzes e sons da selva, sendo possível ouvir-se sapos, cigarras, vento, tempestades, entre outros.
ALFA BEAST
Edifício Avenida, por Filthy Lucker & Pablo Estrellas (GB)
Parece que um monstro mítico entrou furtivamente no Edifício Avenida durante o fim de semana do Prisma. Esperemos que não se assuste!
ESCOLA DE VIDEOMAPPING
União das Freguesias de Glória e Vera-Cruz (Pólo de Vera-Cruz), por Luca Pulvirenti (IT) + Criadores de Aveiro (PT)
Obra de vídeo mapping criada no decurso de uma formação orientada por Luca Pulvirenti, que juntou um grupo de criadores de várias áreas para gerar um trabalho com tanto de talento individual como de sintonia coletiva.
MAPP
Largo da Estação, por AlexP
MAPP é um misto de projeção interativa e performance. Nesta instalação os espetadores são convidados a pôr-se sob o foco e tornar-se parte da obra de arte. Duas noites de atuação contínua.
CORRIDA DE MOLICEIROS
Igreja de Vera-Cruz, por 3DSENSE (CZ)
Baixe a aplicação do jogo, através do QR Code ou através do link no website do evento e escolha o seu barco, podendo personalizá-lo com cores ou letras. A partir daqui, inicie o seu jogo na fachada do edifício.
FORMAS DE AVEIRO
Edifício Atlas Aveiro; PSP – Comando Distrital de Aveiro; Capela de São Gonçalinho, por Pavla Beranova (CZ)
Uma tecnologia arcaica de projeção de luz através de lâminas de vidro. A fotógrafa e designer aveirense Rafaela Alves criou desenhos à medida deste dispositivo, focando-se em elementos como a Arte Nova, as marinhas de sal, os azulejos e os moliceiros.
Se não puder deslocar-se até ao centro da cidade para conhecer as principais iniciativas desta semana tecnológica pode acompanhar o evento em direto através deste link: https://techweek.aveirotechcity.pt/.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS