Os desafios Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges recolheram um total de 59 candidaturas vindas de 26 países de vários cantos do mundo. As próximas fases incluem a seleção dos finalistas e os eventos de Kick-off da 2ª edição destas iniciativas.
Os projetos terão acesso gratuito ao Aveiro Tech City Living Lab e a um programa de formação especializada, organizado em parceria com a Beta-i, uma empresa de referência em programas de mentoria e aceleração.
Os programas Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) pretendem reconhecer as soluções tecnológicas mais disruptivas, sendo destinado a start-ups, scaleups e instituições de I&D.
Nesta 2ª edição, os prémios para os dois desafios somam um valor global superior a 195 mil euros.
- Aveiro Urban Challenges
Das 30 candidaturas recebidas, mais de metade derivam do estrangeiro. O Reino Unido conta com quatro candidaturas e a Alemanha e, a Itália ambas contam com três, sendo que estes países lideram nas inscrições vindas de além-fronteiras. Destaca-se também uma candidatura dos Estados Unidos da América.
Na Europa há ainda a assinalar projetos vindos de Espanha, Croácia, Grécia e Suíça, com uma inscrição cada e as restantes 14 candidaturas são de Portugal.
De 30 projetos apenas 25 irão passar à próxima fase, no Aveiro Tech City Pitch, que acontece no dia 23 de abril. No final estarão cinco finalistas, um por cada um dos desafios. Cada finalista irá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos. Os desafios em questão são para criar soluções nestes âmbitos:
1. Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes
2. Guia Turístico inclusivo
3. Gestão de Cheias
4. Edge Computing para mobilidade urbana em sensores LIDAR
5. Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.
- Aveiro 5G Challenges
O Aveiro 5G Challenges alcançou um total de 29 candidaturas, com destaque para as três candidaturas de Alemanha e Reino Unido e para duas dos Estados Unidos da América. O Aveiro 5G Challenges conta ainda com uma lista de 12 países, todos com uma inscrição.
Numa fase inicial a CMA vai escolher os dez projetos mais disruptivos na área do 5G, sustentado pelo ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson. Dos dez selecionados, apenas as três melhores soluções serão distinguidas com 25 mil euros de financiamento. Os três vencedores serão eleitos em outubro de 2021 durante a Aveiro Tech Week.
Estas são apenas duas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que apresenta como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo. Em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, Aveiro disponibiliza um Living Lab que engloba, entre outras funcionalidades, uma rede experimental 5G.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.
Saiba mais informação em: Aveiro Tech City Living Lab
Fonte das foto: Incubadora CM Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS