A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) celebra o Dia Mundial da Arte Nova com a realização de três ações, adaptadas ao contexto atual.
Junho é o mês da Arte Nova em Aveiro! Neste sentido, a autarquia apresentou três atividades que vai realizar para assinalar este dia:
Lançamento e apresentação da obra ‘Arte Nova de Aveiro. Estudo Arquitetónico’
10 de junho | 18h00
Presencial e Redes sociais
Nesta sessão, o arquiteto Pedro Luís Silva, vai apresentar o capítulo da sua tese de doutoramento dedicada a Aveiro na qual fez a análise gráfica dos edifícios Arte Nova em Portugal.
Será transmitida em direto da Casa de Chá do Museu Arte Nova, nas páginas de Facebook do município de Aveiro. As entradas serão limitadas ao número de presenças imposto pelo Plano de Contingência em vigor.
Happy Hour nos Museus de Aveiro
11 de junho | 18h30
Redes sociais
René Lalique no Museu Calouste Gulbenkian, por Luísa Sampaio, curadora da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em parceria com o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu da Cidade irá dedicar a Happy Hour deste mês à apresentação digital de algumas das peças de uma das melhores coleções do mundo de joalharia de René Lalique, mestre vidreiro e joalheiro francês, e verdadeiras esculturas que captam a natureza na sua essência.
Abertura da Exposição ‘Senhora do Mar – joalharia contemporânea’
De 20 a 26 de junho
Fotografia e instalação
Trata-se de uma exposição de joalharia contemporânea de Sandrine Vieira, no Museu Arte Nova, inspirada pela frescura e pelas histórias que o mar nos traz e nos faz sentir.
A exposição tem uma linguagem contemporânea, na qual as peças exploram as formas orgânicas e da natureza retomando um dos princípios essenciais à Arte Nova, ao mesmo tempo que refletem uma das áreas em que este movimento cultural e artístico se destacou: a joalharia. Motivos mais do que suficientes para que a exposição encontre no Museu Arte Nova um espaço privilegiado para que seja dada a conhecer aos aveirenses e aos visitantes da cidade.
De notar que a entrada é gratuita no dia de abertura. Até lá e a partir de então, passa a ser paga.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS