A Mordomia de São Gonçalinho convidou o coletivo ASK para fazer a litografia dedicada ao Santo Padroeiro do Bairro da Beira Mar.
A Mordomia de São Gonçalinho agendou para este sábado, no Largo da Capela, a apresentação da litografia dedicada ao Santo Padroeiro do Bairro da Beira Mar. Todos os anos os mordomos convidam um artista, preferencialmente local, para dar forma à imensa devoção que o “Santo Casamenteiro” suscita nos aveirenses.
A escolha recaiu no coletivo ASK – Aveiro Sketchers, que de acordo com, Pedro Nunes, juiz da Mordomia, são sempre, “artistas diferentes e com estilos próprios”, realçando que o trabalho volta a surpreender pela qualidade e originalidade. No mesmo dia, a obra ficou disponível para aquisição pelos muitos aficionados do santo e colecionadores da obra, que é tradicionalmente lançada todos os anos.
“Só no sábado, vendemos 60 litografias ao preço unitário de 40 euros”, adiantou Pedro Nunes. Sendo uma atividade organizada pela Mordomia com o objetivo de promover a festa, o santo e os artistas locais, também tem a função de angariar verbas para a organização fazer face às despesas dos eventos que organiza ao longo do ano.
A edição é limitada a 200 unidades, assinadas e numeradas que, “normalmente vendem muito rapidamente”. Os ASK exploram “esta ideia de bairro e de comunidade que se junta pelo santo, pelas cavacas e uns pelos outros.”
As ruas da Beira Mar, os canais da ria, a praça e a capela são o cenário desta festa que junta a cidade de Aveiro de uma maneira única que não existiria sem as mãos e os guarda-chuvas que as apanham.
Fonte da Foto: Diário de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS