• Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • A Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Contactos
Litoral Magazine
  • Secções
    • Sociedade
    • Economia
    • Turismo
    • Inovação
    • Desporto
    • Cultura
    • Lifestyle
    • Motores
    • Opinião
  • Litoral Awards
    • Litoral Awards 2019
    • Litoral Awards 2018
    • Litoral Awards 2017
    • Litoral Awards 2016
    • Litoral Awards 2015
    • Litoral Awards 2014
  • Arquivo
  • Comunique Connosco
  • Revista
    • Conceito
    • Ficha Técnica
    • Estatuto Editorial
    • Contactos
  • Facebook

  • Instagram

  • YouTube

  • RSS

PUB
PUB
Turismo

As cascatas mais bonitas para conhecer na região de Aveiro

As cascatas mais bonitas para conhecer na região de Aveiro
Litoral Magazine
27 Agosto, 2020

Cada vez mais, as cascatas são locais de passagem obrigatória. A água a cair nas rochas é o único barulho que se ouve nestes paraísos naturais.

Foram criadas pela natureza e estão escondidas no final de trilhos que exigem algum esforço e ousadia, mas que a contemplação justifica. Conheça as cascatas mais bonitas da região de Aveiro.



CASCATA DA CABREIA

Silva Escura, Sever do Vouga

LM Cabreia copy
Fonte da foto: Olhares.com

Esta cascata tem mais de 25 metros de altura e as águas são provenientes do rio Mau. Até chegar à queda de água passe por caminhos selvagens, aviste velhos moinhos, atravesse pontes e almoce em mesas de pedra, podendo fazer grelhados nas churrasqueiras existentes.

Como chegar?



CASCATA DA FÍLVEDA

Silva Escura, Sever do Vouga

LM filveda
Fonte da foto: Câmara Sever do Vouga

Sucessivas quedas de água, num total de 40 metros, perfazem esta cascata também conhecida por Cascata da Frágua da Pena. Para chegar a esta cascata percorra um caminho estreito e irregular, com cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria com 70 degraus, a qual acompanha, lado a lado, as quedas de água desde o topo até à base.

Como chegar?



CASCATAS DO GRESSO

Sever do Vouga

LM Cascata do Gresso
Fonte da Foto: Montanhas Mágicas

O Gresso é um rio estreito que nasce no cimo da serra do Arestal e desagua no Vouga, percorrendo pouco mais de sete quilómetros, com um desnível de quase 800 metros. Ao longo deste rio há duas cascatas que se destacam. Uma abaixo de Sanfins (freguesia de Rocas de Vouga, concelho de Sever do Vouga) e a outra a montante da ponte entre Sanfins e Mouta (freguesia de Couto de Esteves, no mesmo concelho). Ambas de uma beleza rara, mas aparentemente sem nome. Descubra-as! É bem possível que as tenha só para si. 

Como chegar?



CASCATA DA FRECHA MIZARELA

Arouca

LM Frecha da Mizarela
Fonte da foto: Olhares.com

Situada na Serra da Freita, próxima da povoação de Albergaria da Serra, concelho de Arouca. A Cascata da Frecha Mizarela ou, simplesmente, Frecha da Mizarela, galga o rochedo granítico que lhe serve de leito e desagua no rio Caima com uma queda de 75 metros. É a maior cascata de Portugal continental e uma das mais altas da Europa.

Como chegar?



CASCATA DO POÇO DO LINHO

Ribeira de Paraduça, Vale de Cambra

LM CASCATA DO POÇO DO LINHO
Fonte da foto: Olhares.com

Com cerca de oito metros de desnível, a Cascata do Poço do Linho é secundada por outras quedas de água de menor dimensão que vão desaguar no rio Teixeira. Para além de repousar neste habitat natural também pode realizar o percurso pedestre ‘Varandas da Felgueira’ ou a ‘Rota dos Moinhos de Paraduça’.

CURIOSIDADE – O nome desta cascata remonta aos tempos antigos em que as mulheres lavavam o linho no poço que se forma entre as rochas existentes.

Como chegar?



CASCATA VALE DE ÉGUA

Águeda

LM Cascata Alfusqueiro
Fonte da foto: Caramulo Screens

Situa-se numa zona onde o rio Alfusqueiro estabelece a fronteira entre a freguesia de Talhadas, no concelho de Sever do Vouga, e a povoação de Vale de Égua, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcoba, concelho de Águeda. Para ir ao encontro desta cascata deve seguir o rio, porque não existem trilhos ou caminhos assinalados.

Como chegar?

Tópicos RelacionadosAveiroSever do VougaRegião de AveiroCascatas
Turismo
27 Agosto, 2020
Litoral Magazine
Tópicos RelacionadosAveiroSever do VougaRegião de AveiroCascatas
PUB
PUB

Mais em Turismo

344184f33217d7fd5d90218d5208f9b0

Sabia que há uma piscina natural na Serra da Freita?

Litoral Magazine12 Agosto, 2021
Mais
IMG 20181123 101617 1024x768 1

Aveiro vai receber curso técnico de turismo com componente náutica

Litoral Magazine30 Julho, 2021
Mais
210114656 2166189190187700 2764119107289919064 n

Conheça as atividades para este fim de semana na Mata Nacional do Bussaco

Litoral Magazine16 Julho, 2021
Mais
bioria

Onze municípios apresentam projetos de 35 milhões de euros para o Baixo-Vouga

Litoral Magazine5 Julho, 2021
Mais
LM Train

Comboio histórico do Vouga vai circular todos os sábados até outubro

Litoral Magazine9 Junho, 2021
Mais
LM FeiraMirtilo

Feira Nacional do Mirtilo regressa nos dias 26 e 27 de junho a Sever do Vouga

Litoral Magazine8 Junho, 2021
Mais
ff 1

Feira das Lambarices vai ser “uma festa de Águeda e de Portugal”

Litoral Magazine1 Junho, 2021
Mais
188649791 10165206693385461 3672384771133144235 n 1

Projeto “Ciência Cidadã” do Arouca Geopark observa perto de 1.500 espécies

Litoral Magazine25 Maio, 2021
Mais
desertas

Costa Nova tem novos bungalows para se refugiar na Natureza

Litoral Magazine7 Maio, 2021
Mais
Veja Mais
Clique

A Revista

A Litoral Magazine é uma revista trimestral de caráter generalista dirigida a um público que pretende estar informado sobre os mais relevantes acontecimentos da Região Litoral do Baixo-Vouga.

A revista rege-se pelos princípios do jornalismo e tem como missão ser uma referência na comunidade em que está inserida, por mostrar o que de melhor existe e se faz na região, no país e no mundo.

Contacto

Rua Senhora do Álamo, 32, 1º andar
3800-340 Aveiro, Portugal
Tlf. +351 234 285 738

info@litoralmagazine.com

© 2021 Litoral Magazine | Created: Invisual.pt Política de Privacidade Termos e Condições Newsletter +

2 praias com Bandeira Azul a 30 minutos de Aveiro
Esta Cascata nasce nos Açores e tem Aveiro no nome
Comunique Connosco

Para envio de press-releases, notas editoriais, informações de agenda, sugestões ou compra de espaço publicitário preencha por favor este formulário.









    Aceito os termos de política e privacidade*

     
     

    Inscreva-se na nossa Newsletter.

    Litoral Magazine

    Leia a edição deste mês da Litoral Magazine especial Litoral Awards.

    Nas bancas dia 8 de dezembro.

     

     

    Descarregue aqui

    Pode também ler os artigos online, aqui.