
Primeira edição do festival urbano de artes performativas acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
Promovido pela Mordomia de São Gonçalinho, a partir de um desafio lançado pelo saxofonista Henk van Twillert, o evento define-se como um festival urbano de artes performativas de rua, onde durante três dias as gentes do Bairro da Beira Mar abrem as suas casas para receber concertos intimistas e todos aqueles que quiserem assistir aos mesmos. Será criado um circuito de mini concertos com entrada gratuita. O festival terá ainda animação de rua e no cartaz estão atividades que fazem parte da tradição daquele bairro como o Cortejo das Pastoras.
Na sexta, pelas 21h00, 18 habitações do Bairro abrem as portas de suas casas para concertos intimistas de vários estilos musicais. Pelas 23h50, a Mordomia encontra-se com todos os músicos, anfitriões e público, no palco existente junto à Capela para uma pequena surpresa. No final da noite, a animação continua com Dj set.
No sábado, a festa tem início de manhã, às 10h00 com “Sweet street stories”, um percurso de rua com livros e estórias para crianças, por Ivo Prata. O ponto de encontro será o Largo de São Gonçalinho. Várias academias de dança de Aveiro juntam-se, pelas 14h30 para o “Don´t walk, just dance”, uma performance de dança no Largo do Rossio, no Largo dos Arcos e no Largo de São Gonçalinho. Ainda por volta das 14h00, “All the World’s a Stage” é uma performance de teatro organizada pelas companhias MUSA, Palco Central e Quinto Palco. Na Praça do Peixe os graffiters Ratu e Zooter dão inicio a uma pintura pelas 14h30. À mesma hora vão decorrer no Mercado do Peixe concertos de OMA, Palco Central e Musa. No final da tarde, pelas 18h30 o CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro abre o seu palco para uma performance de teatro. Às 21h o Grupo Poético de Aveiro fará um recital de poesia na Capela de São Gonçalinho. No Largo, às 21h30 decorre o concerto de saxofone por Henk van Twillert e Vento do Norte. A noite termina com dj set.
No último dia, as atividades terão um caráter mais tradicional e próximo da vivência de São Gonçalinho como o Cortejo das Pastoras pelas ruas da Beira-Mar. Às 13h00 irá decorrer um almoço e arraial popular aberto à comunidade.
Com este novo evento a Mordomia espera poder “mobilizar a população, desenvolver o gosto e a participação em atividades culturais, aproximar os vários agentes culturais existentes na cidade e ainda as escolas e academias de formação artística existentes, as quais confirmaram prontamente o seu interesse e vontade em se associarem e participarem”.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS