O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha está a proceder à inventariação das famílias do município através da compilação e do cruzamento de diversos registos.
Promover a preservação da memória coletiva e o estudo da história local são os objetivos do Arquivo Municipal, ao proceder ao levantamento de diversos registos (paroquiais de batismos, casamentos e óbitos; registos de passaporte; encomendas de fotografias da Casa da Fábrica Alba), com o intuito de construir um historial das pessoas e famílias que vivem em Albergaria-a-Velha.
Através da compilação e do cruzamento da informação, o munícipe pode recolher a diversos dados sobre os seus antepassados. “O projeto do Arquivo Municipal é único no País, não existe mais nenhum com esta dimensão em termos de quantidade e variedade dos registos levantados”, destaca Delfim Bismarck.
O Município de Albergaria-a-Velha tem estabelecido vários protocolos de doação e cedência com outros municípios. Entre o material cedido é possível destacar fotografias do século XX de Albergaria-a-Velha, negativos em vidro e película com paisagens de Angeja dos séculos XIX e XX, a brochura inaugural do CineTeatro Alba de 1950, documentação da Quinta do Fontão, de 1816 a 1935, e a encadernação de “O Arauto de Osseloa”.
Fonte jornal Público
Facebook
Instagram
YouTube
RSS