Arouca abriu ontem ao público um terço gigante, intitulado de “Terço da Esperança”, que assinala o culto mariano, homenageia as vítimas de Covid-19 e pretende “dar esperança” à comunidade.
Disposta sobre campos agrícolas da freguesia de Mansores, concelho do distrito de Aveiro, a instalação ocupa cerca de 150 metros de comprimento por 100 metros de largura , sendo composta por 61 construções em madeira replicando contas de rosário.
Além da cruz num dos extremos do terço, exibe ainda no espaço central, entre as peças do rosário, um perfil estilizado da Virgem Maria.
“O Terço da Esperança” resultou do trabalho da população de Mansores, como já aconteceu em 2020 quando surgiu na localidade o primeiro rosário dedicado às vítimas da pandemia, mas este ano o objetivo da iniciativa é demonstrar “gratidão” pelo aliviar da pandemia, deixar à população um voto de ânimo e valorizar o “interesse turístico e religioso”
O presidente da Junta de Freguesia de Mansores, Jorge Oliveira, explica que “Temos um carinho especial pelo mês de maio e, quando nos apresentaram esta ideia, achámos que era um trabalho que podíamos envolver toda a gente, porque este vale agrícola é muito bonito e o terço ajuda a que percebam o seu potencial”.
O conceito partiu de Sandra Seabra, uma comerciante residente em Mansores, e ganhou forma em terrenos agrícolas de Albano e Luís Fernandes, que disponibilizaram para o projeto o milheiral em pousio onde estão dispostas todas as contas e glórias do rosário, assim como a respetiva cruz.
Na montagem da obra estiveram envolvidas coletividades desportivas, instituições sociais e grupos religiosos, sempre de forma voluntária. Caíbro de madeira, lona e rede foram as principais matérias-primas utilizadas, a que se acrecentam painéis decorativos criados por alunos da catequese.
O presidente da Junta revelou que “Já gastámos aqui uns 4000 ou 5000 euros. Fomos um bocado arrojados e começámos a obra antes de termos dinheiro para ela, mas agora estamos a tentar arranjar alguns apoios por parte da indústria local e do comércio da terra, para ver se nos ajudam a cobrir a despesa”.
Sendo a visita ao rosário de Mansores gratuita, esses apoios serão essenciais também para concretizar a ambição local de “transformar o terço numa estrutura permanente”. Este ano, a instalação só está disponível até ao próximo dia 20, mas Jorge Oliveira adianta que o projeto de construção de um rosário gigante fixo “já está em estudo prévio”.
Pode obter todas as informações sobre horários, condições de acesso e atividades paralelas na Junta de Freguesia.
Fonte de Foto: Município de Arouca
Facebook
Instagram
YouTube
RSS