Esta é uma iniciativa direcionada a alunos do ensino básico que precisem de ajuda. Foi lançada no dia 28 de abril pela Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).
São vários os universitários voluntários da Universidade de Aveiro (UA), de diversas áreas científicas, que estão a prestar apoio ao estudo de forma online e gratuita através da plataforma ‘Aveiro é Nosso’, criada pela associação, mas apenas ativa neste período de isolamento social.
Segundo noticia o Jornal de Notícias, ao entrar neste website “há duas opções para escolher: ‘Preciso de ajuda’ ou ‘Quero ajudar’. A primeira é destinada aos alunos do ensino básico que queiram usufruir de apoio ao estudo, devendo facultar os seus dados pessoais, bem como identificar a escola que frequentam, o ano de escolaridade e a que disciplinas necessitam de ajuda. A segunda destina-se aos estudantes da UA que queiram ser voluntários, a quem é pedido que preencham um formulário com os seus dados e com informação sobre qual a área científica em que poderão ajudar os alunos do ensino básico”.
“No fundo, servimos de ponte entre os voluntários e os alunos e fazemos a ligação entre os voluntários e a procura que temos. Depois, o apoio será combinado diretamente entre as duas partes e será dado através das plataformas digitais existentes”, explica ao JN, António Alves, presidente da AAUAv.
Na notícia referida, pode ler-se que esta iniciativa, numa primeira fase, destina-se a apoiar alunos dos municípios que possuem ligações diretas à UA tais como: Aveiro, Águeda, Ílhavo e Oliveira de Azeméis. No entanto, António Alves garante que, “dentro das possibilidades, se surgirem pedidos de ajuda de outros concelhos tenta-se dar resposta”. Tudo dependerá do número dos pedidos de ajuda e, consequentemente, do número de voluntários disponíveis.
A associação conta já com uma lista de voluntários, em estreita parceria com os “mais de 40 núcleos de curso” da UA. Além disso, todo o trabalho está a ser acompanhado, de forma voluntária, por docentes do Departamento de Educação e Psicologia da UA.
António Alves garante que esta iniciativa “é para continuar, mesmo quando a situação país voltar ao normal”. A associação, numa fase posterior, pretende continuar o apoio ao estudo online, mas complementá-lo com apoio presencial, nas suas instalações, no campus universitário.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS