Chama-se aveirobus e é a nova rede de transportes do Município de Aveiro, que entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2017. A Transdev promete um serviço inclusivo, de maior qualidade e com uma aposta nas novas tecnologias.
A operação de concessão dos transportes rodoviário e fluvial, bem como o projeto do novo Centro Cordenador de Transportes foi anunciado ontem, dia 28 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Na sessão estiveram presentes José Ribau Esteves e Jorge Ratola, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro e Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal com Ricardo Afonso, administrador da Transdev Portugal.
Ricardo Afonso, administrador da Transdev apresentou a rede. Além da intermodalidade, o serviço irá disponibilizar “todo o tipo de transportes possíveis para que as pessoas possam entrar e sair de Aveiro”. A rede será composta pelo circuito urbano (cor verde), pelo transporte fluvial (azul), o de longo curso (amarelo) e a rede interurbana (vermelho). Cada paragem estará identificada com os horários dessa mesma paragem e com o sentido de trânsito daquele local, permitindo assim saber se o passageiro se encontra na paragem e no sentido correto. Ricardo Afonso referiu ainda que a gama de tarifário não sofreu alterações.
A nova frota será composta por 24 viaturas (21 autocarros standard e três minibus), que vão circular por 13 linhas, num total de 219 viagens por dia. Todas as viaturas serão adaptadas a passageiros com mobilidade reduzida. Na paragem haverá a indicação vocal para os cidadãos invisuais.
O transporte fluvial conta com os meios já existentes: um ferry e duas lanchas, que vão fazer 26 circulações por dia.
Em todas as freguesias existirão agentes para um melhor atendimento ao público. O sistema de bilhética será inovador em Portugal: “é um sistema mais aberto que permitirá evoluções futuras, fortemente tecnológico e muito fácil de utilizar“.
Outra das novidades, que tornará o serviço mais inclusivo, é a existência de um sistema de cores adaptado aos daltónicos, “um projeto piloto em Portugal (coloradd) que achámos por bem utilizar. Esta é uma das primeiras inovações que pretendemos trazer para Aveiro“.
Ricardo Afonso acrescentou ainda que brevemente estará disponível o novo website, que irá conter toda a informação e onde será possível requisitar o passe. Existe também uma APP para o telemóvel, que neste momento já está em funcionamento, e que permite localizar as paragens mais próximas do ponto em que a cidadão se encontra, bem como os respetivos horários.
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, referiu que, desta forma “garantimos uma prestação de serviços na área dos transportes públicos com qualidade – obviamente assente na qualidade que já tínhamos – mas com uma aposta muito forte no aumento da oferta qualitativa aos nossos concidadãos“. E acrescentou “esta foi para nós a melhor solução encontrada, o caminho da concessão“.
Informações sobre troca de títulos e gama tarifária:
Os portadores de passes e cartões pré-comprados Move Aveiro e carreiras Transdev devem proceder à troca de títulos de transporte pelos correspondentes títulos aveirobus. De 28 de novembro de 2016 a 2 de janeiro de 2017 a troca é gratuita. A partir de 2 de janeiro de 2017 a troca tem um custo de 5€/cartão.
Esta troca poderá ser efetuada de duas formas: através do preenchimento da requisição disponível em www.aveirobus.pt/requisicao, ou num dos pontos de venda (consulte aqui os pontos de venda). Será necessário uma fotografia tipo passe para a requisição em pontos de venda.
Os pré-comprados da Move Aveiro apenas são válidos até 31 de dezembro, podendo ser reembolsados até 31 de janeiro de 2017 na Move Aveiro, caso o utilizador não tenha usufruido da totalidade dos títulos comprados.
O levantamento do cartão apenas poderá ser efetuado na Rua Clube dos Galitos, 12, em Aveiro, a partir do dia 12 de dezembro. Os carregamentos poderão ser realizados a partir do dia 21 de dezembro nos pontos de venda.
Consulte aqui as condições de acesso aos passes e a gama tarifária
Fonte da Foto: Litoral Magazine
Facebook
Instagram
YouTube
RSS