A Universidade de Aveiro (UA) tem procurado estabelecer linhas de fornecimento junto de produtores hortícolas locais para o abastecimento das suas unidades de alimentação, sendo destacada no programa Biosfera, da RTP, como bom exemplo de um modo de atuação mais amigo do ambiente.
Numa estratégia de reduzir progressivamente a pegada ecológica e minimizar o impacto ambiental que resulta da sua atividade e de aposta na qualidade dos produtos, os Serviços de Ação Social (SASUA) da Universidade de Aveiro (UA) têm procurado estabelecer linhas de fornecimento junto de produtores hortícolas locais para o abastecimento das suas unidades de alimentação.
A estratégia dos SASUA encontrou suporte num enquadramento legislativo que permite, em sede de concurso público, aplicar critérios de majoração que beneficiam fornecedores com as suas unidades de produção e transformação na mesma NUTS III (Nomenclaturas de Unidades Territoriais III), neste caso, correspondente ao Baixo Vouga.
João Ribeiro, diretor-delegado dos SASUA, explica que “Sempre foi claro, para nós, que era importante ter uma boa matéria prima, sendo que tal desígnio passaria por ir ao encontro de produtores locais para o fornecimento da UA e fazer o acompanhamento da produção”. “Aproveitando o enquadramento jurídico que permite privilegiar produtores e distribuidores locais, em sede de concurso público por aplicação de critérios de majoração, pretende-se criar cadeias de fornecimento com os produtores locais, dessa forma, reduzindo tempo de transporte, tempo de armazenamento e de conservação no frio. Com isso, garante-se melhor qualidade do produto e reduzem-se as emissões de carbono”, adianta.
A nutricionista Manuela Ferreira, técnica superior dos SASUA, sublinha que “sendo o incentivo à utilização das unidades de alimentação dos SASUA uma prioridade, tal implicaria privilegiar os produtores locais para obter matéria prima mais fresca”. O modo de produção integrada ou biológico permite aos produtores obter uma pontuação mais elevada em sede de concurso público de fornecimento”, acrescenta.
A emissão de 6 de fevereiro de 2021 do programa Biosfera, onde o caso da alimentação na Universidade de Aveiro é apresentado como exemplo de um modo de atuação mais amigo do ambiente (a partir dos 15:11 do vídeo), pode ser visto através do hyperlink para o RTP Play.
Fonte da foto: Universidade de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS