“A maior Albergaria conVIDA de sempre”. É desta forma que o município de Albergaria-a-Velha define a edição de 2018 da Feira Regional de Artesanato e Gastronomia que, este ano, contou com mais de 60 mil visitantes.
No último dia, domingo, o evento registou a maior afluência dos seis dias com 17 mil pessoas a assistir ao concerto de Daniela Mercury. A denominada “Furacão da Bahia” trouxe a energia contagiante do Brasil e pôs o público a saltar, dançar e a cantar ao longo de mais de duas horas. Temas bem conhecidos, como “Rapunzel” ou “Nobre Vagabundo”, foram intercalados com canções do último trabalho discográfico, numa mistura de samba, reggae e ritmos africanos.
No primeiro fim de semana mais de 25 mil visitantes passaram pelo recinto, com maior afluência à noite, quando artistas de renome da música nacional e internacional subiram ao palco. Na sexta-feira, os franceses La Caravane Passe abriram as noites musicais, num concerto integrado no “Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo”. O quinteto, que mistura rock com música cigana, rap e ska, demonstrou uma energia contagiante, que levou o público a cantar em coro refrões em línguas desconhecidas e a improvisar um baile tradicional, com os músicos a saltar do palco para o meio da festa. Na segunda noite, os Amor Electro mantiveram o mesmo nível de energia. Ao longo de uma hora e meia, a banda de Marisa Liz recordou os grandes êxitos do passado e apresentou os temas do mais recente disco “#4”. A primeira parte do concerto esteve a cargo dos aveirenses Funk You Brass Band. No primeiro domingo, Diogo Piçarra não dececionou os milhares de fãs que se concentraram na Quinta da Boa Vista. Alternando baladas com ritmos mais mexidos, viu muitas vezes a sua voz “abafada” pelas muitas jovens que cantavam as suas canções “de fio a pavio”, emocionando o cantor que incitava constantemente o público a bater palmas e a saltar. O delírio tomou conta do recinto quando Diogo Piçarra mergulhou literalmente no público num momento de crowd surfing, com muitos braços a não quererem deixar o cantor voltar ao palco. Todas as noites da “Albergaria conVIDA” encerraram com DJ Sets, dinamizados por Zorgan + Helder Pereira, Zé Gabriel e Lazer Mike. Além da música, os visitantes puderam contar com 37 stands de artesanato e doçaria, nove tasquinhas com o melhor da gastronomia local e nove bares, no espaço onde decorrem as sessões de DJ.
No segundo fim de semana, e à semelhança do que aconteceu nos primeiros três dias do certame, mais de 25 mil visitantes passaram pelo recinto, registando a maior afluência à noite. Na sexta feira, diretamente da Sérvia, subiu ao palco a Boban Markovic Orkestar, o segundo concerto integrado no “Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo”, que presenteou o público com música cigana no seu estado mais puro. No último sábado os ritmos tradicionais do folk celta foram a primeira proposta da noite com os Polk, seguindo-se o regresso dos Anjos a Albergaria-a-Velha. O grupo português animou e divertiu todos os presentes com as músicas mais conhecidas da dupla e ouviu-se pequenos e graúdos a cantarem em uníssono. No último dia do certame foi a vez da Daniela Mercury. Este foi o concerto com maior afluência e o único pago (com bilhetes no valor de três euros, a partir dos dezasseis anos). À imagem do primeiro fim de semana todas as noites encerraram com DJ Sets, desta vez, com os Dj convidados foram 4Handz, Sofia Maf e Raul Lemos que mantiveram o ambiente animado na zona dos bares pela noite dentro.
Um balanço muito positivo
Delfim Bismarck, vereador da Cultura, faz um balanço positivo da edição de 2018 da “Albergaria conVIDA”. “Atingimos o recorde de sempre em termos de público com o concerto de Daniela Mercury”, salienta o autarca, que também se mostrou satisfeito com a afluência nos outros espetáculos do programa. A edição deste ano teve a novidade de se estender por dois fins de semana, o que permitiu aos artesãos e às associações locais, a gerir a zona das tasquinhas, mais clientes e melhores resultados em termos de vendas. Delfim Bismarck refere que a autarquia investiu na melhoria das condições do espaço, com uma tenda de maior dimensão e mais confortável, bem como num novo espaço infantil, onde os visitantes puderam deixar as crianças a brincar em segurança.
Desde 2002 que o certame existe e a última edição do Albergaria conVIDA fica marcada pela aposta ganha no aumento de dias do evento. Ao longo dos seis dias, os visitantes puderam contar com tasquinhas com o melhor da gastronomia regional, artesanato de qualidade, animação de proximidade e infantil, DJ sets e oito concertos no palco principal que animaram e tornaram as noites mais quentes.
Fonte da Foto: Edição nº61 Agosto 2018
Facebook
Instagram
YouTube
RSS