Águeda foi distinguida com o prémio “Município do Ano Portugal 2015” com o projeto AgitÁgueda
O Município de Águeda venceu na categoria Regional, Zona Centro, o prestigiado prémio “Município do Ano Portugal 2015” atribuído pela organização da plataforma UM-Cidades, sediada na Universidade do Minho.
Este prémio reconhece e premeia as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impacto assinalável no território, na economia e na sociedade promovendo desta forma o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
Não existe em Águeda outro evento que envolva e beneficie a comunidade aguedense como o AgitÁgueda. Desde a sua génese que a chegada do verão é aguardada com expetativa e a cidade transfigura-se numa imensa mancha colorida e num aumento significativo de turistas – uma média superior a 3.000 participantes por dia. O envolvimento da comunidade local e os seus visitantes é o objetivo último, tornando o evento um sistema vivo e participativo.
O AgitÁgueda contribui para o panorama cultural da cidade de Águeda de uma forma sem paralelo. Desde 2006 cerca de 500 grupos e artistas passaram pelo palco do festival. Além de nomes consagrados, a missão do festival assenta também na promoção de novos projetos musicais através da realização do “Talentos AgitÁgueda”, concurso que pretende promover a participação de novos grupos nacionais. Outro projeto dentro do evento é o Art Festival que continua a agitar Águeda e o país. A prova disso são os milhares de pessoas que visitam o evento e consequentemente o município.
Águeda na época estival torna-se paragem obrigatória para os turistas que visitam Portugal. Nas diversas reportagens e testemunhos de estrangeiros destacamos uma cidadã de Pequim, que veio de férias a Portugal acompanhada por um grupo de 10 amigos, que disse em tom animado “Aterrei no Porto e perguntei onde era Águeda. E perguntaram-me se ia ver os chapéus!”. Este grupo conheceu o evento a partir da internet, pelas imagens dos famosos chapéus-de-chuva que se tornaram virais nas redes socias e imprensa. Chapéus esses que, com certeza, deram várias voltas ao mundo durante estes 10 anos de existência.
A arte urbana é uma das apostas do AgitÁgueda, pois é impactante, mediática e engloba todo o tipo de arte expressada na rua. A cidade de Águeda tem várias instalações espalhadas pelas suas paredes, escadarias, bancos de jardim e outros locais que com estas intervenções se tornam verdadeiras obras arte e surpreendem os visitantes! Este ano, Bordallo II foi o artista escolhido e desafiado a realizar no centro da cidade, em plena Praça do Município, uma instalação de grande dimensão. A peça faz parte da linha “Big Trash Animals” composta a partir de lixo e desperdício que pelas mãos do artista ganham nova vida em forma de animais. Bordallo II com estas instalações pretende apelar à quantidade de lixo que o humano produz e que, consequentemente, destrói a natureza.
Em 2014 a marca “AgitÁgueda” e o nome da cidade de Águeda, chegaram a cerca de 44 países. As imagens de Águeda correram mundo, tendo sido identificadas em jornais, televisões, sites, blogs e, naturalmente, nas redes sociais.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS