A primavera já começou e com ela aproxima-se a mudança do horário de inverno para o de verão. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), na madrugada do dia 29 de março, à uma hora da manhã deve adiantar o relógio 60 minutos, passando para as duas horas da manhã.
Sabe de onde advém a mudança de hora? Nós explicamos. A ideia de adiantar o relógio uma hora no Verão para aproveitar a luz natural remonta a 1784. Aplicada na Primeira Guerra Mundial serviu para economizar eletricidade e combustível.
De acordo com a informação noticiada pela revista Time-Out, “o denominado Daylight Saving Time foi sugerido pela primeira vez por Benjamin Franklin, numa carta publicada no The Journal of Paris, em que defendeu a rentabilização da hora solar com recurso a cálculos sobre a quantidade de velas que seriam poupadas se fossemos todos mais madrugadores. Anos mais tarde, em 1905, o construtor britânico William Willet voltou a sugerir o adiantamento dos relógios, mas foi na Alemanha – e não em Inglaterra – que o horário de Verão foi adotado pela primeira vez, a 30 de Abril de 1916. Portugal começou a respeitar a mudança de hora nesse mesmo ano, embora tenha interrompido a prática inúmeras vezes”.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), a hora voltará a mudar este ano, no dia 25 de outubro. O horário passa a ser o de inverno, sendo que se deve atrasar os relógios uma hora. O ano de 2021 será, em princípio, o último ano em que a mudança de hora é obrigatória.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS