Showcookings, experiências gastronómicas e música marcaram a 6ª edição do Vagos Sensation Gourmet, um evento que contou com o melhor cartaz de sempre.
Um evento gourmet com os melhores chefs nacionais e estrelas Michelin em Vagos não é uma miragem mas sim uma realidade que se supera a cada edição. De 5 a 7 de julho, a Praia da Vagueira recebeu a 6ª edição do “evento mais saboroso do verão”, mas quais serão os ingredientes desta receita de sucesso? O Vagos Sensation Gourmet demonstra uma singularidade que faz do evento não replicável nos grandes centros urbanos. “É um evento especial porque tem uma ligação de amizade mas também familiar” conta Diogo Rocha, chef do “Mesa de Lemos”. A ligação familiar nota-se na cumplicidade entre as peixeiras, os pescadores e os chefs. “Gentes simples, trabalhadoras e com um coração enorme” palavras do chef Joe Best, que fechou a 6ª edição com a peixeira Rosa Maria e o seu marido num showcooking que teve como ingredientes a boa disposição, anedotas, música popular e uma caldeirada de enguias de comer e chorar por mais. O presidente do município, Silvério Regalado reforça o ingrediente especial da terra “As pessoas voltam a Vagos por causa das suas gentes”. São as gentes de Vagos que tornam este evento único e na 6ª edição tiveram destaque em vários espaços e momentos. Da cozinha comunitária a restaurantes e confrarias locais, passando pela Avó Nita, uma cozinheira “da terra”, a preparar um prato numa experiência gastronómica, o Vagos Sensation Gourmet não renega as raízes e demonstra que o gourmet não é sinónimo de pretensiosismos.
Primeiro dia
CHEFS’ CAVE: DO FOGO AO CARVÃO COM PEDRO NOBRE [ TASQUINHA ALTENTEJANA ] & KENYON SHANKIE & FIRE BAND
“Estava a caminhar e de repente parei para escutar um cantor de rua. Gostei da onda dele e perguntei se gostaria de atuar num evento gastronómico em Portugal e ele disse imediatamente que sim”. Tony Martins, o mentor do evento conheceu o músico Kenyon Shankie nas ruas de Londres. A partir daí fez-se magia e o convite para atuar no Vagos Sensation Gourmet aconteceu. O músico inglês juntou-se a vários músicos de Vagos e com apenas um ensaio mostraram uma química tremenda nos passadiços do emblemático Casablanca Lounge Bar. Enquanto os músicos brilharam no palco improvisado, o chef Pedro Nobre do restaurante Tasquinha Alentejana assou carne para os presentes.
Segundo dia
SUSHI NO MERCADO COM HUGO PEREIRA [ HOTEL TRYP COIMBRA ]
O relógio marcava 11 horas, quando o chef Hugo Pereira do “Hotel Tryp” começou a preparar sushi com peixe fresco no Mercado da Vagueira. O pequeno mercado rapidamente lotou com curiosos e amantes de sushi, que viram e saborearam esta arte japonesa executada por um dos melhores chefs em Portugal no trato do peixe.
PEDRO JORGE, O MINI-CHEF DO MASTERCHEF JÚNIOR
Aprendeu a cozinhar aos cinco anos com os ensinamentos do seu avô Zé, a sua grande inspiração que o levou a participar no Masterchef Júnior. O mini-chef, que se celebrizou pela espontaneidade e talento, foi um dos momentos mais esperados no segundo dia do evento. A realidade cumpriu a expectativa proporcionando aos fãs diversas gargalhadas enquanto cozinhava a sua receita de bacalhau.
EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA ITINERANTE
O roteiro ambulante “Vagos e suas gentes: histórias entre pratos”, contou a história da terra e das suas gentes num percurso de minibus onde cinco equipas compostas por um chef e uma personalidade da terra cozinharam cinco pratos em cinco locais improváveis do município. Os locais escolhidos foram um moinho, uma farmácia, uma leitaria, uma casa Gandaresa e uma companha de pescadores.
Terceiro dia
MICHEL VAN DER KROFT, O CHEF HOLANDÊS COM DUAS ESTRELAS MICHELIN
A presença do chef do “T’Nonnentje” do restaurante holandês com duas estrelas michelin, era um sonho antigo da organização. E como quem espera sempre alcança, o chef holandês presenteou o público com uma fantástica apresentação composta por seis pratos de elevada qualidade técnica e sabor. Cinco ”sortudos” do público e o mini-chef Pedro Jorge foram os eleitos a degustar.
SHOWCOOKING DE DIOGO ROCHA, [ MESA DE LEMOS ]
Diogo Rocha é cada vez mais um nome incontornável no panorama gastronómico nacional. O seu restaurante “Mesa de Lemos”, em Viseu, atrai os apreciadores gastronómicos que viajam especialmente para provar as iguarias. Com boa disposição e honestidade confessou durante a apresentação que não é apreciador de tomate mas que o tem vindo a utilizar na sua cozinha, “cozinho para as pessoas e não conforme os meus gostos”.
“DOS CONSAGRADOS ÀS PROMESSAS”
Duarte Eira do “Salpoente”, António Loureiro da “A Cozinha”, restaurante com uma estrela Michelin, Michel Van Der Kroft do restaurante “T’Nonnentje” com duas estrelas Michelin, Louis Anjos do restaurante “Bon Bon” com uma estrela Michelin e Pedro Pereira do restaurante “Canastra do Fidalgo” formaram um cartaz de luxo. Juntos finalizaram o Vagos Sensation Gourmet com um jantar gastronómico que certamente deixou os presentes com água na boca para a próxima edição.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS