A sede da Ordem dos Arquitetos, a partir de Abril, será instalada na cidade de Aveiro, na antiga residência do Dr. Lourenço Peixinho.
Um veredito que conta com o apoio da Universidade de Aveiro, parceira determinante deste organismo, situada na Casa do Dr. Peixinho, o n. º56 da Rua José Rabumba, que a partir do próximo mês, será oficialmente a “casa da arquitetura”.
A hipótese de ser sediada na cidade de Coimbra também foi colocada na mesa, visto que a Universidade de Coimbra também se tem revelado como um forte aliado ao longo dos anos, mas a cidade de Aveiro acabou por ser a escolhida. “Procurámos edifícios desde logo em Coimbra e em Viseu, no entanto, foi em Aveiro, que encontrámos condições imediatas para começar a trabalhar”, testemunhou Carolina Freitas, Presidente do Núcleo de Aveiro da Ordem dos Arquitetos, ao Diário de Aveiro.
Um espaço que carrega tremendo simbolismo, pois até há pouco esteve ocupado pela Fundação João Magalhães, da Universidade de Aveiro. Um exemplar Arte Nova repleto de história concebido em 1906 pelo arquiteto Francisco Augusto Silva Rocha para ser a residência familiar do Dr. Lourenço Peixinho.
Fonte da foto: VilleBlog e Wikipédia
Facebook
Instagram
YouTube
RSS