Teve início a implementação da rede de carregamento elétrico para os Moliceiros dos circuitos marítimo-turísticos nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, com construção de ramais de acesso à energia elétrica que vão permitir a instalação futura dos postos de carregamento.
A empreitada está a ser realizada pela empresa Kilometer Low Cost S.A., num investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 344.108€, contará com a instalação dos supracitados carregadores e do software de gestão em cada um dos 10 cais concessionados.

A obra materializa aquilo que é um dos vários objetivos definidos no projeto europeu do Urban Innovative Actions (UIA), Aveiro STEAM CITY. A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais de água de Aveiro. O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas).
Por fim, a CMA inova na implementação de coleta de dados em tempo real das estações de carregamento, consumo de eletricidade dos barcos e economia de emissões de CO2, com a possibilidade de partilhar esses dados na plataforma de dados urbanos municipais.
N edição do ano de 2019 do Techdays Aveiro foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco Moliceiro com propulsão elétrica, e que obteve resultados muito positivos e permitiu dar seguimento ao projeto.
Fonte das Fotos: Aveiro TechCity


Facebook
Instagram
YouTube
RSS