A academia aveirense entregou o seu 1.º título de Embaixador a Ana Pires, a primeira mulher portuguesa cientista- astronauta, que se formou em Geociências.
A figura do Embaixador da Universidade de Aveiro, recentemente formalizada, é o reconhecimento da valorização pessoal ao nível académico, social e profissional que a Universidade de Aveiro confere aos diplomados, prevendo-se a tradução desse reconhecimento no apoio à instituição e prossecução da sua missão.
Considerando a área de formação, as coordenadas da sua localização geográfica, nacional ou internacional, o Embaixador da Academia tem como funções apoiar, divulgar atividades e projetos, promovendo-a na sua área de intervenção e redes sociais.
A formalização da atribuição do 1º título de Embaixador representa o 1º passo na difusão e valorização do percurso de tantos “alumni” que se têm destacado em várias áreas de formação, e cujo o papel a Universidade de Aveiro quer reconhecer e agregar à comunidade. A assinatura da 1.ª carta compromisso já foi simbolicamente formalizada numa iniciativa do Departamento de Geociências, no âmbito de um espaço de conversas, partilhas e transmissão de conhecimento, promovido pelos Núcleos de Geologia e Biologia e, Geologia.
A escolha da Ana Pires como Embaixadora UA, “materializa de forma exemplar esta figura”, refere a academia. A antiga aluna na sessão, comentou, estar de regresso a casa, “é como se nunca tivesse saído. Sinto que a atribuição do título de Embaixadora da Universidade de Aveiro é apenas uma formalidade, porque sempre levei a minha casa para todo o lado”, afirma a investigadora e 1.ª mulher portuguesa a completar um curso de cientista-astronauta, no âmbito do Projeto PoSSUM, apoiado pela NASA e foi selecionada para a tripulação principal da equipa que irá realizar uma missão análoga em 2023, na “Mars Desert Research Station”, localizada em Utah (Estados Unidos) e gerida pela Mars Society.
De momento é investigadora do Centro de Robótica e Sistemas Autónomas do INESCTEC e está envolvida em vários projetos relacionados com sustentabilidade subaquática, geotecnologias e georrecursos.
Fonte da Foto: Universidade de Aveiro
Facebook
Instagram
YouTube
RSS