De 28 a 31 de março, a Rota das Padeiras regressa a Vale de Ílhavo para quatro dias dedicados às tradições, ainda hoje mantidas por 15 padarias artesanais. O programa é diversificado. Há música, teatro de marionetas, oficinas de costura, e muitas estórias das gentes que perpetuam a tradição.
A programação do fim de semana, dirigida a todas as idades, arranca na noite de sexta-feira. O cheiro de forno a lenha que invade Vale de Ílhavo conduz os visitantes até à iniciativa “Porta Aberta” (inscrições já fechadas), em que algumas padarias abrem portas aos visitantes para mostrar como se fazem as Padas e os Folares de Vale de Ílhavo.
ATIVIDADES PARA ALÉM DO PÃO
De regresso à sede da Associação “Os Baldas”, os dias 30 e 31 de março são dirigidos a toda a família e incluem música, baile, marionetas, animação de rua e várias oficinas.
No sábado, a abertura oficial, às 15h00, é marcada pela percussão dos Tocabaldar. A programação continua pela tarde fora, com várias ações em que, mais do que ver, o público é convidado a participar. Tanto no sábado, como no domingo, às 16 horas realiza-se a oficina de costura de sacos de pão “Cosipa o teu saco”, para pessoas com ou sem experiência. Esta é também uma forma de contribuir para a redução da pegada ecológica, evitando-se o uso de sacos de plástico ou de papel. As inscrições podem-se realizar por email (artesanato@cm-ilhavo.pt) ou por telefone (234 329 686 ou 234 325 911).
Também em ambos os dias do fim de semana, às 17.30 horas, a tradição junta-se à inovação na oficina de Padas, Pão de Salicórnia e Folar de Vale de Ílhavo.
A tarde de sábado é pautada por vários momentos de teatro de marionetas, dança e música. Às 17 horas começa “Mamulengo”, teatro de marionetas típico do Brasil (repetindo à mesmo hora no domingo); às 18.30 horas, Parapente 700 & Juan de la Fuente trazem a concertina e o violino, misturam músicas tradicionais com novas composições e desafiam a dançar; às 21 horas, os Tranglomango dão ordem para “sacudir o pé”, ao som da música tradicional que gostam de reinventar.
Já no domingo, o dia começa com mais uma edição de “Sentidos de Mar”, desta feita sob o tema “Padas de Vale de Ílhavo com sabor a mar”. O passeio, que se realiza de bicicleta, começa no Museu Marítimo de Ílhavo, rumo à Algaplus e às Moagens Valente. A visita inclui degustação de pão com farinha de salicórnia. As inscrições podem realizar-se através de email (visitas.mmi@cm-ilhavo.pt) ou por telefone (234 329 990). As bicicletas são disponibilizadas pela organização.
À tradição do pão junta-se outra tradição também de Vale de Ílhavo – os Cardadores, que, na sua forma de estar irreverente, vão marcar presença na abertura ao público, no domingo, às 15.30 horas. A tarde de domingo termina com a atuação do Rancho Regional Casa do Povo de Ílhavo, às 18.30 horas.
Quem não vai faltar à Rota das Padeiras é “Agostinho e Felicidade”, figuras já conhecidas de outros eventos como o Festival do Bacalhau. Este casal de velhotes castiços andam de terra em terra a trocar o que colhem pelo que estão a precisar. Pelo caminho, metem conversa com quem encontram.
Durante todo o evento haverá venda de pão, degustações, serviço de bar, estátuas vivas, contos do pão e a exposição de Ciclo do Pão e Cardadores de Vale de Ílhavo.
O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Associação Cultural e Recreativa “Os Baldas”.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS