Perante uma mesa de luxo no que se refere a parceiros, foi apresentado o polo de Aveiro da rede da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), pelas mãos de Manuel Assunção (UA) e Ribau Esteves (CMA).
Apresentada no âmbito da nova Política de Apoio ao Desenvolvimento Económico – InAveiro, esta nova ferramenta para investidores pretende possibilitar a sua inserção “num ecossistema empresarial com acesso a um conjunto de apoios financeiros e não-financeiros” para a concretização dos seus projetos, garantiu Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realçando a força que cada incubadora da região ganha por estar inserida na IERA. Refira-se que, como forma de reforçar a dimensão que a incubadora de Aveiro pretende assumir, estiveram presentes neste momento simbólico sete parceiros estratégicos de peso: Universidade de Aveiro (UA), Altice Labs, Microsoft, Nokia, Instituto de Telecomunicações e InovaRia. O equipamento está instalado no Parque de Exposições de Aveiro.
A Universidade de Aveiro surge neste cenário como o principal parceiro da CMA e também da IERA e, assim, Manuel Assunção, reitor da instituição, realçou que a responsabilidade que cada município assume para que os projetos incubados tenham resultados. “O sucesso da IERA depende do processo colaborativo e compromisso sério de todos os agentes e do necessário alinhamento político e institucional que permita a integração dos pólos em algo mais do que os espaços, que são apenas o começo de um jogo que queremos ganhar”, referiu.
A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) é um desafio estratégico assumido pelos Municípios da Região de Aveiro, a Comunidade Intermunicípal da Região de Aveiro (CIRA), a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de potenciar economicamente as estratégias territoriais de promoção e de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação social, através de ações diferenciadoras e qualificadoras, de espaços (polos) e de serviços de apoio à incubação de ideias de negócio e de empresas. Os polos IERA beneficiam de uma estratégia comum e de uma oferta integrada de equipamentos e de serviços, geridos de forma autónoma, e da utilização do conhecimento científico da UA, incluindo a experiência na gestão de incubadoras de empresas, num processo dinâmico e de interação que incorpora as especificidades e os recursos resultantes das dinâmicas de empreendedorismo municipal, incluindo a vertente de inovação social.
A IERA é constituída por vários espaços de incubação (polos) localizados nos Municípios da Região de Aveiro e na Universidade de Aveiro. No presente, fazem parte deste projeto 12 polos de incubação que beneficiam de uma matriz comum de ações para o desenvolvimento da Região de Aveiro e promoção do empreendedorismo.
Mais Informações em
http://www.iera.pt
Esta imagem pode conter Direitos de Autor.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS