Conheça as empresas e as instituições que tem vindo a destacar-se pela sua aposta no design e que nos últimos anos foram reconhecidas internacionalmente com os mais prestigiados prémios.
OLI
Conquista o mais antigo prémio mundial de design
O ano de 2017 começou em grande para a OLI. A empresa aveirense, líder ibérica na produção de autoclismos, conquistou o prestigiado “Good Design” com a placa de comando Glassy. O Good Design é organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e pelo Ateneu de Chicago. Chama-se Glassy e é uma placa de comando de autoclismos interiores autossustentável. Em vidro e com design minimalista, a Glassy dispensa o recurso a uma fonte de energia elétrica ou a pilhas, graças à sua tecnologia “Hydroboost”. Esta tecnologia tem a capacidade de armazenar a energia gerada pela entrada da água no autoclismo para a aplicar na ativação da descarga. Além de autossustentável, este mecanismo aumenta os níveis de higiene e segurança, uma vez que dispensa o toque para efetuar a descarga. A aproximação à placa é suficiente para o sensores capacitivos acionarem a descarga de água do autoclismo. “É com orgulho que recebemos esta distinção, que reconhece o nosso trabalho ao nível da inovação. No caso da Glassy, esta placa de comando conjuga design e sustentabilidade, destacando- se como uma peça única de autor, amiga do ambiente e, do ponto de vista da higiene, segura, uma vez que incorpora o sistema ’no touch’, ou seja, não necessita de toque para ativar a descarga do autoclismo”, explica António Oliveira, presidente da OLI. A esta distinção internacional junta-se o prémio “Archiproducts Design Awards 2016” – um dos mais prestigiados prémios de arquitetura e design do mundo – atribuído à placa de comando “Trumpet”, desenhada por Álvaro Siza Vieira. A placa de comando foi ainda eleita “Best of Category 2016”, na categoria casas de banho. Durante os últimos cinco anos, a OLI investiu mais de 10 milhões de euros em investigação e desenvolvimento. Tem vindo a desenvolver estratégias para a incrementarão de valor acrescentado a todos os seus produtos de instalação sanitária, através da incorporação de novas tecnologias e de design.
VISTA ALEGRE
Garrafa de cristal recebe prémio Good Design
A garrafa de cristal “Fénix” da Vista Alegre conquistou aquele que é considerado o mais prestigiante e antigo prémio de design do mundo: o Good Design Awards. De grande riqueza estética e cariz luxuoso, o frasco com ouro Fénix, como é apresentado pela Vista Alegre, é uma garrafa de cristal onde o design tem uma presença impactante. A peça foi fabricada manualmente, com recurso a técnicas como o sopro, a injeção e a gravação a jato de areia. Os acabamentos são delicados e cuidados, uma vez que a pintura é manual, com ouro de 20,6 quilates. Graças à estratégia de internacionalização da Vista Alegre, a garrafa Fénix ganhou visibilidade e protagonismo nos mercados externos. Este feito valeu-lhe a atribuição do conceituado prémio “Good Design”, atribuído pelo “The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design”. Esta edição de prémios registou milhares de candidaturas provenientes de 55 países. Ao todo, foram 900 os produtos premiados, de marcas como a Apple, Ferrari, Bugatti, BMW e Coca-Cola. Coube ao alcobacence Hugo Amado, responsável pelo design de cristais e vidros da Vista Alegre, projetar a garrafa. Quanto à decoração da peça, a responsável foi a também alcobacence Diana Borges, designer da marca. O percurso da marca ilhavense, com quase dois séculos de história, já lhe valeu alguns prémios de design. Em 2015, o prémio atribuído pela revista Wallpaper, na categoria “Best coffee and cake” com o serviço de mesa “Orquestra”. Ainda em 2015, a Vista Alegre conquistou dois prémios “Red Dot” na categoria “Product Design” com as coleções “Plissé” e “Orquestra”. A atribuição do tão desejado selo “Red Dot” simboliza a excelência e a qualidade aliadas ao design. O ano de 2016 foi ainda marcado por mais uma galardão de design pelos “German Design Awards”, com as coleções “Orquestra” e “Trace”, que receberam o prémio “German Design Award Winner”, atribuído pelo conselho alemão do design.
REVIGRÉS
Vence German Design Award Special 2017
A Revigrés, marca de referência no mundo da cerâmica, já conquistou uma mão cheia de prémios internacionais de design. A última conquista foi o “German Design Awards Special 2017”, na categoria Construção e Materiais, atribuído à Coleção Cromática. Este feito conferiu à Revigrés o estatuto de primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos, a receber este prémio. A recente e renovada Coleção Cromática é considerada uma das mais completas coleções de grés porcelânico a nível mundial. Criado em 2012, o German Design Award é o principal prémio internacional atribuído pelo German Design Council. Esta distinção posiciona a Revigrés num patamar de prestígio, junto de marcas internacionais como a Audi, Volkswagen, Bentley, Osram, Mercedes, BMW, Bosch e Porsche. Paula Roque, do conselho de gerência da Revigrés, refere que “a Revigrés é a primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos cerâmicos a receber este prémio. Trata-se de um prémio muito prestigiante, que reconhece a nossa aposta no design e na inovação”, encarando com orgulho esta conquista. Mais abrangente e organizada, esta coleção é composta por uma paleta de 40 cores, que permitem criar diferentes tipos de ambientes, graças às cores base com policromia menos acentuada e às cores puras e saturadas. A coleção foi desenvolvida tendo em consideração as novas tendências de arquitetura e de design de interiores. Disponível em onze formatos e quatro acabamentos, é indicada para revestimento ou pavimento de áreas interiores ou exteriores. A sua diversidade de cores permite enfatizar ou dissimular formas e espaços, delimitar áreas e criar planos cromáticos harmoniosos ou contrastantes. Com o prémio German Design Award 2017, a Revigrés conquistou o “penta” no campeonato dos prémios internacionais de design, contando já com os prémios Red Dot Design Award 2015, iF Design Award 2016, Good Design Award 2015 – atribuído pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design – e o prémio A’ Design Gold Award 2014.
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
É uma das 50 melhores escolas de Design da Europa
A conceituada revista italiana Domus – uma das mais importantes publicações mundiais dedicadas ao design, à arquitetura e à arte – considerou a Universidade de Aveiro (UA) uma das 50 melhores escolas de design da Europa. Esta foi a quarta vez que a UA viu o seu curso de design distinguido. A seleção das instituições foi apresentada em dezembro passado, no ranking anual da Revista Domus, de entre uma análise de cerca de 350 escolas europeias de arquitetura e design. A publicação italiana realçou, uma vez mais, a “forte reputação” do design no Departamento de Comunicação e Arte (DeCa) da Universidade de Aveiro, cujo programa de formação é considerado como “um dos líderes em Portugal”. A vasta rede de referências no campo da formação, a reputação da Universidade, o acompanhamento e utilização de novos equipamentos e tecnologias, bem como o programa de estágios de capacitação foram alguns dos critérios que colocaram a UA neste patamar de excelência. Segundo o diretor do mestrado em design, Rui Costa “o destaque dado à formação em design da UA, numa revista com a relevância da Domus, é o reconhecimento do mérito dos estudantes, dos docentes, mas também dos vários parceiros externos”. Trata-se de um sinal claro de que a formação que oferecemos tem evoluído em consonância com o nosso tempo, atendendo aos novos desafios que nos vão sendo colocados. Em termos de futuro, coloca-nos o desafio e a responsabilidade de mantermos esta posição”. Habituada a conquistar prémios no design, a UA venceu as três últimas edições do Concurso Universitário & Politécnico CAP – Cultiva o teu futuro, aberto a todas as universidades e politécnicos. A instituição tem também participado no concurso internacional de design de embalagens, o Glassberries – Design Awards, organizado pela BA Vidro. Nos últimos quatro anos, alcançaram o pódio nas três edições em que participaram, tendo ascendido ao primeiro lugar nas últimas duas. Também as notícias de ex-alunos são motivo de orgulho. Celso Assunção na área da moda, Emanuel Rufo, em design de produto, Miguel Rodrigues, na área de design automóvel, e mais recentemente Catarina Sobral, na ilustração, viram os seus projetos premiados internacionalmente.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS