“O CETA obteve numerosos prémios e menções honrosas em concursos de teatro…”
O CETA foi criado em Fevereiro de 1959 por um grupo de jovens aveirenses, que colaboravam no suplemento literário juvenil do jornal “O Litoral”.
A 3 de julho do mesmo ano, tinham pronto o seu primeiro espetáculo, cuja apresentação é proibída pela PIDE, porque no programa o ilustre aveirense Mário Sacramento, assinava o texto de apresentação.
O espetáculo só foi autorizado após ser eliminado na totalidade o referido texto e substituído por outro, do não menos ilustre Aveirense, Dr. David Christo. Foi à cena no teatro Aveirense a 31 de julho de 1959.
Em 1961 com a participação da peça “À Espera de Godot”, de Samuel Beckett no Teatro da Trindade em Lisboa, venceu o concurso nacional de teatro, organizado pelo Secretariado Nacional de Informação.
Ao longo de 55 anos de atividade intensa levou à cena 116 peças. Proporcionou formação a muitos jovens em todos os domínios cénicos e despoletou o “bichinho” do teatro em muitos outros.
No seu percurso, obteve numerosos prémios e menções honrosas em concursos de teatro, foi homenageado e é conhecido por todos os aveirenses e por muitos portugueses.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS