Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia organizou congresso em Aveiro.
Realizou-se recentemente em Aveiro o XI Congresso Nacional de Neurorradiologia. O evento contou com a presença de figuras incontornáveis do panorama da especialidade médica, assim como de prestigiadas instituições de âmbito nacional e internacional.
Aveiro foi o palco escolhido para o congresso comemorativo dos 25 Anos da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), elevando a cidade no panorama científico nacional e internacional. Durante o Congresso ocorreram alguns momentos simbólicos, com destaque para a entrega do “Prémio Bienal Egas Moniz em Neurorradiologia”, no Museu de Aveiro e o lançamento do livro “Egas Moniz, Pioneiro da Neurorradiologia”, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca.
No simpósio, marcaram presença personalidades internacionais de relevo, entre as quais, Georges Rodesch, Presidente da Federação Mundial de Neurorradiologia Terapêutica e de Intervenção, Pia Sundgren, representante da Sociedade Europeia de Neurorradiologia, Luísa Biscoito, representante da Presidência da Sociedade Ibero-Latino-Americana de Neurorradiologia e António José da Rocha, Presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Paulista de Radiologia.
Os membros da IBILI – Brain Imaging Network da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro também estiveram presentes.
Paralelamente ao congresso, ocorreram alguns acontecimentos marcantes com ligação a uma figura incontornável da história das neurociências e umbilicalmente ligada à região de Aveiro, o médico Egas Moniz. Neste sentido, foi atribuído pela primeira vez o “Prémio Bienal Egas Moniz em Neurorradiologia”, que surgiu de uma parceria protocolar entre a SPNR e a Câmara Municipal de Estarreja, chancelada pela Ordem dos Médicos. Esta distinção tem como intuito reconhecer aqueles que se evidenciaram e contribuíram ativamente para o desenvolvimento da especialidade, sendo por isso considerado um prémio carreira e um tributo à especialidade médica.
Neste ano inaugural foram premiados os Fundadores do Núcleo Português de Neurorradiologia e o Professor Augusto Goulão, ex-presidente da SPNR e atual Diretor do Serviço de Neurorradiologia do Hospital Garcia da Orta, em Almada.
Realizou-se também o lançamento do livro comemorativo de separatas científicas históricas “Egas Moniz, Pioneiro da Neurorradiologia”, na Casa Museu Egas Moniz.
O lançamento do livro contou com a presença do sobrinho neto de Egas Moniz, o médico Eduardo Macieira Coelho.
O acontecimento serviu também para assinalar as comemorações do 70º aniversário do Prémio de Oslo atribuído a Egas Moniz.
Egas Moniz é uma referência incontornável da História da Medicina do século XX, dadas as suas importantes descobertas feitas no domínio da Angiografia Cerebral, pela qual lhe foi atribuído o Prémio Internacional em 1945.
Durante o congresso esteve ainda patente, no Museu de Aveiro a exposição NEUR’ARTE – O Cérebro e a Arte.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS