No dia 18 de maio, a cidade de Aveiro abre as portas dos seus museus para celebrar o Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus.
Das 10h00 às 24h00 a entrada é livre em todos os museus. O dia é dedicado à cultura, à criatividade e ao conhecimento. A programação, sob o tema “Museus para a Educação e Investigação”, oferece um leque diversificado de atividades para todos os gostos, desde visitas guiadas a exposições e concertos, até momentos de dança e oficinas interativas.
O dia começa com uma viagem no tempo através da exposição “Mártires de Liberdade: os justiçados de Aveiro”, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas. Às 11h00, deixe-se levar pelas “Estações Que nos Habitam”, um momento de dança protagonizado pela Escola de Bailado de Aveiro no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
Às 14h, o programa segue no Museu Arte Nova com “Harmonias Barrocas” de Herlânder Sousa. Pelas 16h há “Marés Melódicas” com D’Improviso no edifício da antiga Capitania, e logo depois pode assistir à obra musical “Suite do Sal: Homenagem ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada” pelo Strings+Bars Duo no Museu da Cidade.
A música continua com o “Concerto” da Orquestra Musical da Sociedade Musical Santa Cecília no Museu de Aveiro / Santa Joana. Explore ainda os meandros sonoros de “The Absence of Closure” com Henrique Vilão no Museu da Cidade, e deixe-se transportar pelas “Paisagens da Belle Époque” com Samuel Marques e Vasyl Tsanko no Museu Arte Nova.
Para fechar, viaje no tempo com “De cravo ao piano – Fernando Lopes-Graça, antes de depois de abril” por Pedro Pandeirada, às 20h00, no Museu de Aveiro/Santa Joana. Já na Igreja das Carmelitas João Carlos Soares apresenta “Ai Deus, e u é?”. A noite termina com o “Museu Portátil” de Matilde Cardoso, às 23h00, no Museu de Aveiro/Santa Joana.
Ao longo do dia, as Oficinas de “Cerâmica dá-te Vida” no Mercado José Estevão prometem despertar a sua criatividade.
Todos as atividades têm entrada livre (sujeito à lotação do espaço).
Mais informações em: www.cm-aveiro.pt
Facebook
Instagram
YouTube
RSS