O projeto-piloto REAP – Reciclagem e Reembolso de Embalagens de alumínio e PET tem como princípio base a possibilidade de os alunos e trabalhadores da UA serem reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam.
Esta devolução é feita em equipamentos dedicados e adquiridos no âmbito do projeto. O valor do reembolso é creditado no Cartão Único da UA, o qual já está associado aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.
Com o REAP “a UA, assume-se cada vez mais como uma instituição de referência no panorama nacional e internacional, mantendo-se na vanguarda da adoção de Políticas de Sustentabilidade para um modelo de desenvolvimento humano mais sustentável baseado na economia circular.”, afirmou na sua apresentação, em 2020, a coordenadora do projeto e Pró-reitora da UA, Ana Velosa.
Iniciado em abril de 2022, permitiu recolher, até ao final de 2023, 250.700 embalagens, num total de 4,5 toneladas. “Com este projeto conseguimos agregar 75% de PET reciclado, sem adição de químicos, na produção de garrafas com qualidade para ir ao mercado consumidor”, adiantou à Lusa um dos investigadores.
Além da recolha de embalagens, a iniciativa tem uma componente de investigação cujos resultados são hoje apresentados numa conferência que decorre ao longo do dia na Universidade de Aveiro.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS