Começa quarta-feira, 9 de agosto, o Festival do Bacalhau 2023.
Ao longo de 5 dias, o bacalhau é o rei da festa. Neste que é maior evento gastronómico do município de Ílhavo, este peixe e seus derivados provam-se de todas as maneiras e feitios.Servido e confecionado pelas 10 associações locais presentes, é também inspiração para as restantes atividades.
O Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, conta com o habitual Pavilhão Âncora. Neste local realizam-se 16 showcookings e uma mostra de artesanato com cerca de 30 artesãos locais, sempre com o fiel amigo na base.
Além do bacalhau é também possível degustar pão de Vale de Ílhavo e espumante da Rota da Bairrada.
Até 13 de agosto os dias são de animação constante. De manhã à noite há jogos, oficinas e animação de jardim.
Outra das atrações do evento é a música.
Pelo Palco Estibordo, o palco principal, vão passar José Malhoa, Anjos, David Carreira, Agir e Sara Correia. Já no Palco Bombordo, o secundário, fica a cargo de artistas locais como as bandas Tio D’América, Olivia Palito, Maria Café, entre outros.
A juntar a isto há destaques já habituais como a “Corrida Mais Louca da Ria”, a 12 de agosto e a “Volta ao Cais em Pasteleira”, no dia seguinte.
Integrado no Festival do Bacalhau, o Navio-Museu Santo André tem programação especial. A bordo deste antigo bacalhoeiro há exposições, visitas orientadas por antigos tripulantes e a apresentação do projeto de comunidade “Azul Petróleo”.
O Município de Ílhavo espera receber 180 mil pessoas num festival com orçamento de 400 mil euros.
Créditos: Câmara Municipal de Ílhavo
Facebook
Instagram
YouTube
RSS