O grupo industrial português e a fabricante suíça de equipamento ferroviário anunciaram esta quarta-feira, 5 de abril, que assinaram um acordo para a construção de uma fábrica de veículos ferroviários, em Ovar.
De acordo com um comunicado conjunto, esta parceria pretende “revolucionar a área da mobilidade em Portugal” impulsionando assim a indústria ferroviária portuguesa que, neste momento, não dispõe de nenhuma fábrica de comboios.
A fábrica, para além de contribuir para a criação de emprego qualificado, terá como principal objetivo assegurar “a produção, entre outros, dos 117 comboios, que estão previstos no âmbito de um concurso público que a CP lançou em 2021”.
A Salvador Caetano e a Stadler pretendem também juntar a este investimento a construção de uma oficina de manutenção em Guifões, no distrito do Porto.
É de realçar que em novembro de 2020, a Stadler assinou um contrato com a CP para projetar e construir 22 comboios regionais de modelo FLIRT. Assim, esta aliança, traduz-se numa forma dea empresa suíça consolidar a sua presença no nosso país.
O CEO da Salvador Caetano, Miguel Ramos, salienta que “este acordo estratégico é uma oportunidade para o grupo contribuir de forma determinante para a renovação e requalificação da indústria ferroviária em Portugal”. Já Peter Spuhler, presidente da Stadler, refere que está “convencido” que a aliança em questão melhora substancialmente a proposta para o fornecimento de novos comboios à CP.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS