A celebração do pão nacional regressa a Albergaria-a-Velha, este fim de semana, com um programa repleto de degustações e momentos de diversão, aberto ao público.
O Festival Pão de Portugal está regresso a Albergaria-a-Velha num novo local e num formato mais reduzido, devido a situação pandémica atual. Nos dias 26 e 27 de junho, sábado e domingo respetivamente, será possível provar e comprar pão de várias regiões do país, na Alameda 5 de Outubro, existindo ainda espaço para sessões de “showcooking” e momentos de animação cultural.
Este ano, o público pode conhecer diferentes variedades de pão em 20 expositores, representando regiões “famosas pelo seu pão, como Mafra, Castro de Aire ou Avintes, sem esquecer as padarias locais”, afirma a organização. As bancas estarão abertas entre as 10h00 e as 21h00 e durante o fim de semana, não irão faltar as sessões de “showcooking”. Para os mais pequenos haverá a “Divercook”, uma iniciativa que mete os mesmos a experimentar a arte de cozinhar.
Sábado, dia 26 de junho, o Chefe Hélio Loureiro promete partilhar algumas receitas em que o pão é o ingrediente principal, em duas sessões, às 12h30 e 16h00. No domingo, dia 27 de junho, é a vez do Chefe Emídio Concha mostrar como cozinhar com pão pode ser uma surpresa agradável. Ao longo destes dois dias não faltaram momentos culturais com artistas da terra, estando confirmados Pascoal Pires, o projeto Anduria com Diana Costa, Chefe Silva e o Fado de Coimbra com José Rui Branco.
Desde 2014, o município de Albergaria-a-Velha inclui na sua agenda cultural um evento que promove a cultura e história locais, de forma a apresentar aos albergarienses e a todos os visitantes alguns dos traços que caracterizam a região. A tradição do fabrico de pão no município é centenária e possui, ainda hoje, uma área de grande expressão. Não existindo na região somente o pão tradicional, tendo a produção e o seu progresso estado sempre presentes, é com naturalidade que Albergaria é denominada a Capital do Pão de Portugal, quer pelos séculos de História, quer pelas centenas de moinhos espalhadas pelo concelho.
A entrada é gratuita, mas, tendo em conta as medidas de proteção, o número de pessoas no recinto será limitado e os percursos de circulação estarão definidos, com entradas e saídas distintas. O uso de máscara é obrigatório bem como a higienização das mãos.
Para mais informação: Festival Pão de Portugal
Fonte da Foto: Festival Pão de Portugal
Facebook
Instagram
YouTube
RSS