A cidade de Aveiro foi premiada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com o “Prémio Inovação do envolvimento comunitário”, pela forma como o projeto “Aveiro Tech City” conseguiu envolver a comunidade na inovação.
Londres, Sydney e Los Angeles foram algumas das cidades que, a par de Aveiro, receberam a distinção atribuída pelo Centro de Tecnologia e Empreendedorismo de Harvard na terceira edição dos “Annual City Innovation and Innovator Awards”, prémios que distinguem as cidades pela forma como abordam os desafios da inovação urbana, inclusão social e transformação tecnológica.
Fonte da foto: Câmara Municipal de Aveiro
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), afirma que “é com um enorme orgulho e uma grande satisfação que recebemos esta distinção por parte de uma das instituições mais reputadas em todo o mundo. Este prémio traz-nos também a certeza de que estamos a conseguir posicionar a cidade de Aveiro na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, disponibilizando projetos que ajudam de facto as pessoas no seu dia-a-dia, fazendo com que Aveiro seja uma cidade melhor para viver e para visitar”.
A iniciativa Aveiro STEAM city, parte integrante do Aveiro Tech City, desenvolveu mais de duas dezenas de iniciativas, em torno dos eixos Educação, Formação, Tecnologia e Desafios.
No eixo da Educação, destacam-se os Tech Labs cujo objetivo passa por formar jovens para o futuro do mercado de trabalho, através da criação de espaços de experimentação em escolas, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário. Na Formação, pretende-se capacitar a sociedade para as exigências do mercado de trabalho atual e futuro, destacando o “Observatório de Emprego” e o “Tech City Bootcamp”.
Relativamente ao eixo da Tecnologia, Serviços e Aplicações, o “Aveiro Tech City Living Lab” tornou a cidade no primeiro laboratório vivo de rede experimental 5G em Portugal. O quarto eixo de atuação, Desafios, promove o envolvimento ativo de empresas, universidades e cidadãos, sublinhando-se o “Aveiro 5G e Urban Challgenes” e o Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD).
Neste momento, o projeto Aveiro Tech City tem um investimento global de 9 milhões de euros, sendo 6,1 milhões correspondentes ao Aveiro STEAM City, cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions em 4,8 milhões.
Saiba tudo sobre o projeto através do link: https://www.aveirotechcity.pt/pt
Fonte da foto: Iberian Escapes
Facebook
Instagram
YouTube
RSS