O Espaço Urbano Central de Ílhavo – Jardim Henriqueta Maia está a ser requalificado. A empreitada teve início no dia 4 de abril e é avaliada em 1.482.970 euros.
No âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU) e inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), a requalificação do Espaço Urbano Central de Ílhavo – Jardim Henriqueta Maia tem um prazo de execução de 12 meses.
Segundo noticia a página oficial da Câmara Municipal de Ílhavo, “este início da empreitada é o culminar de um importante processo de reabilitação do espaço urbano no centro da cidade, iniciado em julho de 2017 com a apresentação e debate público do referido projeto, seguido, em dezembro de 2018, da aprovação, em sede de reunião de Câmara, do estudo preliminar, e, ainda, em dezembro de 2019, da abertura do processo de concurso público”.
O projeto de reabilitação urbana contempla intervenções que:
- Preservam a identidade histórica deste espaço que integra a estátua do Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, o monumento de homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra, a Igreja Matriz e o antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo;
- Projetam o uso do espaço público com novas propostas culturais, de lazer e convívio e comerciais;
- Reforçam as áreas de lazer, com o parque infantil e renovado mobiliário urbano;
- Ampliam a mancha verde e o conjunto arbóreo.
Esta empreitada implica três mudanças:
- Regeneração do espaço urbano com o objetivo de promover uma melhor mobilidade, reduzindo a área de circulação automóvel, concebendo corredores cicláveis e alargando as áreas pedonais, com ligação preferencial à Malhada;
- Implementação de uma rotunda, em substituição do atual cruzamento semaforizado da Av. 25 de Abril, para permitir uma maior fluidez rodoviária;
- Reformulação das redes de Águas Pluviais e de Iluminação Pública, recuperando uma zona urbana com infraestruturas envelhecidas.
Pode ler-se ainda, no comunicado, que por se tratar de uma “intervenção de grande envergadura, requerendo uma atenção especial ao nível da segurança de pessoas e bens, serão implementados condicionamentos à circulação automóvel na envolvente com a consequente desativação dos semáforos no cruzamento da Av. 25 de Abril com a ex-EN109, bem como a interrupção do trânsito entre a Av. Mário Sacramento e a Av. 25 de Abril”.
Fonte da foto: Oilhavense
Facebook
Instagram
YouTube
RSS