Já conhece as festas de São Gonçalinho? Caso seja a primeira vez damos-lhe nove razões para visitar as festas em honra do santo padroeiro das gentes da Beira-mar. Se já sabe de cor como tudo acontece, basta aparecer e festejar com muita alegria.
Atirar ou apanhar cavacas: qual é a sua parte preferida?
Durante os dias das festas pagam-se promessas a São Gonçalinho com a tradição de atirar cavacas doces do cimo da capela, enquanto centenas de pessoas as tentam apanhar. As cavacas podem ser apanhadas com as mãos, guarda-chuvas, nassas (camaroeiros na ponta de varas) e, por vezes, até com a cabeça.
Festival “Aveiro, Sabores com Tradição”
Até ao dia 13 de Janeiro, vai poder provar, em 29 restaurantes de Aveiro, pratos tradicionais e contemporâneos, com menus que variam entre os 10 e 30 euros. Saiba mais ao ler a nossa notícia:
Vai um licor de alguidar?
Conhecido há mais de um século, o néctar típico do bairro da Beira Mar designa-se licor de alguidar pelo facto de outrora, a sua confeção ser feita num alguidar – o versátil utensílio doméstico. Apresenta três sabores – morango, menta e tangerina – com aromas inconfundíveis.
Concertos com entrada gratuita
No dia 9, como cabeça de cartaz, Joana Espadinha, às 22 horas no Rossio. O dia 10 é reservado para Samuel Úria, à mesma hora. No dia 11, será José Cid a animar o palco do Rossio, enquanto que no sábado Carla Blondie atua às 17 horas. A animação do último dia de festas estará entregue a Toy&TUA, pelas 22h30.
A noite ganha cor com fogo de artifício
Nas festas de São Gonçalinho não pode faltar fogo de artifício. Nos dias 10 e 13, pelas 23h45 e 00h00 respetivamente, vai poder assistir a dois espetáculos piromusicais. Está ainda marcado fogo de artifício para as 00h15 do dia 11 e para as 23h45 do dia 12.
A Passagem do ramo e Arruada: truz-truz, quem é?
Este ano, as festas de São Gonçalinho encerram o ciclo da atual mordomia. No último dia da festa, há o ritual da passagem do ramo que simboliza a mudança de mordomia. Este ritual é feito na capela e também durante a arruada, em algumas casas dos futuros mordomos. A arruada é uma celebração que encerra as festividades, na qual a mordomia, juntamente com as gentes, percorrem as casas do bairro, cantarolando as famosas musicas dedicadas “ao nosso menino”. O percurso começa às 18h30 e tem inicio e fim na capela de São Gonçalinho.
“Dança dos Mancos”
Este é um ritual realizado na capela, à porta fechada, entre a comunidade do bairro da Beira Mar. A “Dança dos Mancos” é protagonizada por um grupo de homens que se fingem de mancos e que se movem dançando ao som dos cantares que ecoam na capela.
Eucaristia e procissão em honra de São Gonçalinho
Como todos os anos, será celebrada a missa e procissão em honra de São Gonçalinho, na qual todos os presentes podem participar e cujo percurso começa na Rua Antónia Rodrigues e terminará na Capela de São Gonçalinho.
E para recordar os festejos, compre uma litografia
“Recordar é viver duas vezes” e a litografia de São Gonçalinho da artista deste ano é da autoria de Fatinha Ramos e tem um custo de 40 euros. Pode adquirir através do envio de uma mensagem privada na página de Facebook da mordomia.
Fonte foto: Evasões
Facebook
Instagram
YouTube
RSS