Conferências, exposições, instalações artísticas, artes digitais e performances são algumas das atividades possíveis entre os dias 7 e 13 de outubro em Aveiro, numa semana dedicada à tecnologia, à arte e à cultura.
Durante sete dias, a cidade de Aveiro está no epicentro da rota tecnológica com um vasto conjunto de ações repartidas por três eventos: Techdays, Criatech e Prisma/ Art Light Tech. A entrada é livre.
Techdays Aveiro
Esta edição do Techdays, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, juntará empresas, unidades de investigação, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco para debater e experimentar o futuro. Através de conferências, exposições, reuniões de negócios, atividades de promoção da educação, em particular das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths), e uma área reforçada de gaming. Este será um espaço de debate sobre os temas mais atuais na área da inovação e tecnologia e no qual se esperam muitas novidades.
Criatek
De 7 a 13 de outubro, Aveiro será palco da terceira edição do Criatek, que apresentará no interior de alguns espaços públicos da cidade peças e artistas de referência nacional e internacional.
Com uma aposta numa programação diversificada, experimentalista e de qualidade, o Criatech irá ao encontro do público em geral, do familiar, dos visitantes da cidade nos seus percursos turísticos, mas também do público especializado.
Os projetos apresentados pretendem reforçar o elo de ligação entre a arte, a tecnologia e a criatividade numa relação sensorial com o público através de instalações e performances dinâmicas e interativas. Ao mesmo tempo o Criatech vai procurar questionar a relação e a importância da tecnologia na sociedade e da sua relação com o espaço público e patrimonial.
Prisma
Destaque ainda, para o lançamento do Prisma / Art Light Tech, nos dias 11 e 12 de outubro.
O Prisma combina várias instalações de arte contemporânea que incluem projeções, instalações e obras de som e luz e irá decorrer em vários espaços da cidade, com a presença de artistas de renome internacional. O Prisma virá fortalecer um ambiente inteligente para o crescimento das indústrias criativas em Aveiro, com base na cooperação entre criativos, estudantes, artistas e empresas. Com curadoria da “ARTshifters” está aberta uma convocatória para uma residência artística destinada a artistas nas áreas das artes visuais, animação ou instalação interativa. Os artistas irão trabalhar na “VIC// Aveiro Arthouse” para produzir uma obra de arte, física ou digital, que recrie a identidade tradicional de Aveiro tendo em conta a sua posição e projeção na Europa.
O Prisma trará à cidade um ambiente convidativo, divertido e convidará à exploração e (re)descoberta da cidade através de uma nova luz. O Prisma quer ser também um contributo para a boa gestão ambiental, chamando a atenção para a eficiência energética e convidando ao uso dos modos suaves de mobilidade.
Foto: Filipe Cunha Photography para Teatro Aveirense — at Município de Aveiro.
Facebook
Instagram
YouTube
RSS